Cotidiano

Pedro Paulo agradece Paes e sinaliza que não deverá apoiar ninguém no 2º turno

RIO – Após a derrota, o candidato do PMDB à prefeitura, Pedro Paulo agradeceu ao prefeito Eduardo Paes, aos partidos da coligação e sinalizou que não deverá apoiar nenhum dos candidatos que passaram para o segundo turno, Marcelo Crivella (PRB) e Marcelo Freixo (PSOL).

? A cidade fez suas escolhas. Vou me posicionar ouvindo os partidos da coligação, mas vejo incompatibilidade com as duas candidaturas ? disse, revelando uma posição pessoal e não do partido.

O candidato fez um pronunciamento e não respondeu a perguntas. Questionado sobre os motivos que causaram a derrota, disse que ?depois falaria sobre isso?.

Desde 2006, quando Sérgio Cabral se elegeu governador, o PMDB não perde uma eleição majoritária no estado e na capital. A candidatura de Pedro Paulo foi bancada pelo prefeito Eduardo Paes, que insistiu no nome de seu ex-secretário de Governo mesmo após ele ter sido acusado de ter agredido a ex-mulher. Naquele momento, setores do PMDB chegaram a defender, reservadamente, a troca da candidatura. Oficialmente, o discurso da cúpula do partido sempre foi o de que a prerrogativa de indicar o próprio sucessor caberia a Paes.

No momento mais crítico, Pedro Paulo chegou a manifestar, em uma reunião com outros integrantes do partido, o desejo de retirar a candidatura. O ex-governador Sérgio Cabral estimulou Pedro Paulo a se manter na disputa. Em agosto, o Supremo Tribunal Federal (STF) arquivou o inquérito que investigava a agressão, ao considerar que o peemedebista agiu em legítima defesa.