Cotidiano

Pedidos de falência acumulam alta de 11,1% em 12 meses, diz Boa Vista SCPC

falencias

RIO – Os pedidos de falência registraram alta de 11,1% no acumulado em 12 meses até janeiro, na comparação com os 12 meses imediatamente anteriores. Os dados são do Boa Vista/SPC. No entanto, na análise mensal, janeiro recuou 33,9% na comparação com dezembro de 2016, enquanto na comparação contra janeiro do último ano houve retração de 12,2%.

Em 12 meses, as falências decretadas subiram 14% em relação ao período anterior. Na comparação interanual houve alta de 4,3% e queda de 24,2% ante o mês imediatamente anterior.

Já para os pedidos de recuperação judicial e as recuperações judiciais deferidas, no acumulado em 12 meses, também foi mantida a tendência de alta, registrando 39,4% e 52,9%, respectivamente.

Considerando os valores acumulados em 12 meses, os indicadores de falências e recuperações judiciais encerraram 2016 em patamares superiores aos observados em 2015. No entanto, desde o início do semestre anterior, ambos indicadores de solvência mostraram desaceleração contínua dos valores, tendência que deverá se manter dadas as melhores condições do horizonte macroeconômico próximo, tais como redução de juros e preços, retomada esperada da atividade econômica e dos investimentos, entre outros.