Política

PDI: Cascavel pede prazo

Oficialmente encerra dia 27 de dezembro o prazo para execução total das obras do PDI (Programa de Desenvolvimento Integrado) de Cascavel. Em encontro com os técnicos do BID (Banco Interamericano de Desenvolvimento), a Prefeitura obteve uma flexibilidade para executar o contrato integralmente sem risco de punições. Já está previsto em contrato um adicional de 30 dias a partir do encerramento para a prestação de contas das obras – situação que acalma os envolvidos nas obras.

O contrato de operação de crédito externo com o BID foi assinado em Brasília no dia 27 de dezembro de 2013. Ele prevê o empréstimo no valor de 28,7 milhões de dólares, com juros de 1,2% ao ano (variação com base na tabela Libor), cinco anos de carência e mais 25 anos para o pagamento. O recurso, mais uma contrapartida de igual valor do Município, financiará o PDI.

O motivo de preocupação é ainda a execução de obras que sequer foram licitadas – entre elas aberturas de vias urbanas, como a Rua José de Sá Cavalcanti, Rua Ipanema e Rua Kennedy/Recife e a Rua Jacarezinho – onde hoje está o Terminal Leste. “Pretendemos finalizar todo o processo de licitação o mais rápido possível para a execução dessas obras. Em cinco meses faremos as desapropriações necessárias, licitações e autorizações para o início dos serviços”, diz o presidente do IPC, Cletírio Feistler.

Plano de ações

Agora, a pedido do BID, a Prefeitura elabora um plano de ações do balanço de encerramento para pontuar exatamente o que foi executado no projeto. “Os técnicos buscam saber se o projeto cumpriu com o que estava estabelecido, que era mobilidade urbana, qualidade de vida aos moradores e auxílio no desenvolvimento urbano”, diz Feistler.

As obras que restam serão licitadas separadamente para agilizar a entrega. “Se fizéssemos como sugeriu o BID, uma só licitação, acreditamos que o serviço demoraria mais. Por isso, as três obras serão executadas por empresas diferentes”, diz o presidente do IPC.