Cotidiano

Passageiros do metrô em Nova York se unem para apagar pichações anti-semitas

16472826_1279925198727329_1365010301030641222_n.jpg

NOVA YORK ? Na noite de sábado, passageiros no metrô de Nova York se juntaram por uma boa causa: apagar ofensas anti-semitas rabiscadas por todo o vagão. Entre suásticas, ataques contra judeus e saudações ao ditador Adolf Hitler, o trem estava pintado com diversos ataques. Isso até que as pessoas na composição da Linha 1 do metrô decidiram intervir.

Jared Nied, que havia acabado de entrar no trem, tomou a dianteira e pegou lenços e álcool em gel de outro passageiro e começou a apagar as pichações. Em conversa com o jornal americano ?New York Times?, ele conta que ao incômodo era visível no vagão, e só foi preciso um empurrão para que todos se ajudassem na tarefa de limpeza.

? Eu nunca vi tantas pessoas juntas buscando nos bolsos e bolsas por álcool em gel ? disse Gregory Locke, outro passageiro presente no local, ao ?New York Times?. ? Em dois minutos, todo o simbolismo nazista tinha sido apagado.

Post de facebook viralizou após limpeza de ofensas

Locke, um advogado, também fotografou a ação de Nied e publicou o episódio no Facebook. A postagem viralizou com mais de 600 mil curtidas. A imagem de pessoas comuns se reunindo para apagar dizeres como ?Lugar de judeu é no forno? e ?Destrua Israel, Heil Hitler? ecoou na rede social.

Apesar da repercussão, esse não é um caso incomum em Nova York.

? O choque passa rapidamente e dá espaço para um tipo de terror realista ? conta Locke. ? Você percebe que é desprezível mas ao mesmo tempo não surpreende.

Ainda que seja a cidade com maior número de judeus fora de Israel, a metrópole americana é alvo de frequentes ataques anti-semitas e reações da população local. Em janeiro, uma lixeira foi pichada com os dizeres ?judeus são um vírus? e outro trem foi alvo de pichações de suásticas. Houve ainda episódio recente, em que uma suástica desenhada num trem foi transformada em uma mensagem positiva e foi compartilhada pelo governador do estado, Andrew M Cuomo.

Governador do estado de Nova York compartilhou caso em suas redes