Cotidiano

Partidos manobram e querem votar o pacote anticorrupção no Senado

BRASÍLIA – De surpresa, alguns partidos apresentaram pedido para incluir na pauta de votação desta quarta-feira o pacote anticorrupção no Senado. O presidente do Senado, Renan Calheiros (PMDB-AL), não queria a votação, mas ficou irritado com a ameaça dos procuradores. O requerimento foi lido, mas não foram informados quais partidos apresentaram a proposta. Os partidos pedem requerimento de urgência para a inclusão do pacote anticorrupção na pauta.

– Qual o requerimento assinado pelos líderes, sem passar pelas comissões? Nem tive a oportunidade de chegar a mim – reclamou o líder do DEM no Senado, Ronaldo Caiado (GO).

Renan disse apenas que, em 2013, o Senado havia aprovado o agravamento da pena para o crime de corrupção.

– Não é um mero requerimento de urgência. É combinado com inclusão na ordem do dia – disse Renan, sinalizando que concorda.

Caiado alertou para a necessidade de discutir a matéria com tranquilidade, sem afronta ou nível de enfrentamento que vive hoje os poderes da República.

– A urgência dessa matéria no Senado não pode ser vista pela sociedade como uma vendeta, uma vingança. O momento não é para acirramos os ânimos. Isso pode colocar em risco a governabilidade e acirramento da desobediência civil instalada – disse Caiado.