Política

Partido pede cassação de mandato de deputado Meurer, do Paraná

Brasília – A Rede Sustentabilidade – partido da ex-ministra Marina Silva – protocolou na Câmara dos Deputados um pedido de cassação do mandato do deputado federal do Paraná Nelson Meurer (PP) por quebra de decoro parlamentar. Meurer foi condenado a 13 anos de prisão em regime fechado pelo STF (Supremo Tribunal Federal) por corrupção passiva e lavagem de dinheiro, sob a acusação de ter recebido R$ 29 milhões do esquema da Petrobras. Ele foi o primeiro político com mandato condenado pelo STF na Operação Lava Jato.

A representação foi protocolada segunda-feira e chegou ontem ao Conselho de Ética da Câmara. No pedido, o partido de Marina afirma que a conduta de Meurer pela qual foi condenado é "gravíssima" e "absolutamente incompatível com o exercício do mandato parlamentar".

Os ministros do STF condenaram Meurer por unanimidade, acatando a acusação de que ele foi beneficiado com repasses oriundos de uma caixa de propina administrados pelo doleiro Alberto Youssef, envolvendo a diretoria de abastecimento da Petrobras. "O envolvimento – comprovado, julgado e condenado pelo STF – de um deputado federal em esquemas de desmonte da Petrobras é um atentado ao Brasil e, portanto, ele perdeu qualquer condição de representar o povo brasileiro", disse o assessor legislativo da Rede, Giovanni Mockus.