Cotidiano

Paródias e críticas contundentes marcam a nova fase do ?Tá no ar?

TVG_20161209 MF Ta No Ar 17.jpgRIO ? A nova temporada do ?Tá no ar: a TV na TV?? só estreia na Globo na terça-feira, às 23h15m. Mas um dos esquetes do primeiro programa (disponível na íntegra na plataforma de vídeos Globo Play desde a semana passada), já viralizou na internet. O quadro é uma paródia de um comercial de banco e mexe com um assunto dos mais delicados, o racismo.

Os personagens brancos do esquete são servidos por pessoas negras, em diferentes situações, e falam coisas do tipo ?tive acesso às melhores escolas e universidades públicas do Brasil? e ?sempre tenho os melhores médicos e planos de saúde?. Ao final, o locutor diz: ?Ser branco no Brasil é ter um tratamento diferenciado, todos os dias, 24 horas, em qualquer lugar?. O vídeo é encerrado com um logo onde se lê ?Branco no Brasil: há mais de 500 anos levando vantagem?.

? Podemos falar sobre qualquer assunto. O importante é a forma como falamos. Neste caso específico, essa é uma porrada bem dada que a gente queria dar ? defende Marcius Melhem, um dos atores e roteiristas do programa.

Com direção artística de Maurício Farias, o humorístico, que satiriza a programação da TV, segue nesta quarta temporada, com 11 episódios exibidos sempre às terças, seguindo a mesma dinâmica das anteriores. Além de trazer de volta quadros já conhecidos, como ?Balada vip?, ?Jardim urgente?, ?Militante revoltado? e ?Te prendi na TV?, o programa terá novidades como um reality show da família Karlakian.

O bon vivant Tony Karlakian (personagem de Marcelo Adnet) é conhecido do público do ?Tá no ar? e costuma ser um dos principais entrevistados do ?Balada vip?.

Depois de ter recebido Carlos Alberto de Nóbrega, em participação especial, e de ter recriado um quadro do ?A Praça é Nossa?, do SBT, no ano passado, o programa terá agora a presença de Amaury Jr. (da RedeTV!) no ?Balada vip? desta temporada ? o quadro é uma paródia do programa de colunismo social, nos moldes do que é apresentado pelo veterano. No ?Tá no ar?, Amaury esbarra com o jornalista de celebridades Rick Matarazzo (Melhem).

A cantora Sandy é outra convidada desta temporada. Ela reproduz o seriado ?Sandy & Junior?, que estrelou ao lado do irmão de 1999 a 2002.

? Vamos mostrar que Sandy falava um monte de palavrões nos intervalos das gravações ? adianta Melhem.

Angélica também estará no programa. A apresentadora, que gravou a música ?Vou de táxi? nos anos 1980, acaba pegando um Uber num esquete que mostra uma manifestação de taxistas contra o aplicativo. Claudia Raia, Lulu Santos, Rodrigo Lombardi e Regina Duarte, que vai cantar numa batalha de MCs, completam o time de convidados desta nova temporada.

? Afiamos as nossas observações sobre os assuntos que a gente quer parodiar ? afirma o diretor-geral Maurício Farias.

Ele conta que toda a equipe busca fazer ?um exercício de narrativa muito apurado?.

? As paródias se assemelham de fato aos programas que a gente parodia. Sempre foi nossa intenção fazer cada gênero à vera, fazer humor com verdade, e não em tom de farsa ? explica o diretor.

Farias comenta que fazer humor com temas como racismo, por exemplo, é ?muito difícil?:

? Não fazemos piada leviana. Quem é motivo de piada no quadro são os brancos. Mas não é uma carapuça para todos. Não são todos os brancos que agem para perpetuar essa condição.

Com 11 atores brancos no elenco, o diretor afirma que nunca foi criticado por não ter um negro no programa:

? Não pensamos nisso quando chamamos as pessoas para a primeira temporada. Depois, pensamos em chamar (atores negros), mas não queríamos mais aumentar o elenco.

Além de Melhem e Adnet, o ?Tá no ar? tem no elenco Danton Mello, Luana Martau, Carol Portes, Georgiana Goes, Marcio Vito, Maurício Rizzo, Renata Gaspar, Veronica Debom e Welder Rodrigues.