Cotidiano

Parlamento turco ratifica acordo de normalização diplomática com Israel

201608170822233645_RTS.jpg ANCARA ? O Parlamento turco ratificou o acordo sobre a normalização das relações entre a Turquia e Israe. A decisão termina com seis anos de conflito diplomático entre os dois países, anunciou neste sábado a agência de notícias Anatolia. A ratificação implica a nomeação rápida de embaixadores em ambos os países, de acordo com declarações do ministro das Relações Exteriores turco, Mevlüt Cavusoglu.

O acordo, assinado no final de junho, estipula que Israel pagará à Turquia US$ 20 milhões em compensação pelo ataque em 2010 a um navio de ajuda humanitária turco com destino à Faixa de Gaza. O episódio terminou com a morte de dez combatentes turcos.

Por sua vez, a Turquia abandona as ações judiciais contra os militares israelenses que dirigiam o Exército durante o caso. Em 2014, um tribunal penal de Istambul ordenou a prisão de quatro ex-comandantes militares israelenses, incluindo o ex-chefe de Estado-Maior, o general Gabi Ashkenazi.

As relações diplomáticas entre os dois países começaram a declinar a partir de de 2000. As tensões culminaram após o ataque israelense ao navio da ONG Mavi Marmara, que tentava romper o bloqueio naval imposto à Faixa de Gaza por Israel.

No acordo de normalização, Israel aceita que a Turquia entregue ajuda humanitária aos habitantes da Faixa de Gaza, território palestino controlado pelo movimento islâmico Hamas. O grupo é aliado do governo islâmico-conservador turco do presidente Recip Tayyip Erdogan.