Cotidiano

Parceria por ressocialização

O Município de Cascavel firmou na tarde de ontem uma iniciativa inédita que abre as portas para novos convênios que irão promover a inclusão social de pessoas que precisam de uma oportunidade para recomeçar. Trata-se da assinatura do Termo de Parceria entre o Município – por meio da Secretaria de Planejamento e Gestão e a Agência do Trabalhador -, com o Governo do Estado, por meio do Patronato Penitenciário de Cascavel, visando à intermediação de mão de obra via Agência do Trabalhador a egressos que já cumpriram as penas em regime fechado, e que estão em regime semiaberto ou aberto, já em convívio familiar, mas ainda sob regime da Justiça.

"A iniciativa atende a mais um projeto de governo do prefeito Paranhos, que prevê a ressocialização de pessoas que demonstram interesse e condições de ter uma nova chance para um recomeço. E o trabalho nas obras do Município é uma excelente fonte de emprego e renda para essas pessoas, pois encontramos empresários que estão dispostos a participar desta parceria", detalhou o secretário de Planejamento e Gestão, Edson Zorek.

"Quem de nós nunca errou e nunca precisou de uma nova chance? Eu acredito que é preciso dar oportunidades a essas pessoas que estão sedentas por isso, pois do contrário elas podem voltar para o mundo do crime", disse o empresário Edimar Raizer, da Construrayzer Construção e Obras, uma das empresas que venceu trechos da licitação com a Secretaria de Agricultura para execução de melhorias em estradas rurais por meio do convênio com a Itaipu.

Primeiro termo

Raizer e o empresário de Boa Vista da Aparecida, Luís Júnior, da Pontes e Silvestro Terraplanagem e Construções Ltda – que também venceu trechos de licitações por meio desse convênio -, aprovaram a iniciativa e assinaram o primeiro termo de parceria ontem, aceitando contratar egressos para as obras que irão iniciar nos próximos dias no interior.

Números

Hoje Cascavel tem 1,3 mil egressos. Desses, 130 estão desempregados, aguardando uma oportunidade ainda. Boa parte é de autônomos. De acordo com o diretor da Patronato, Ari Batista da Silva, o voto de confiança dos empresários e da prefeitura é fundamental para dar continuidade ao projeto de inclusão em andamento, com boas experiências em algumas empresas da cidade.

Ele explicou que os egressos que recebem uma chance dificilmente decepcionam. "A seleção dos encaminhamentos para a vaga é bem criteriosa. Cada egresso passa antes por uma Comissão de Classificação para avaliação do perfil e durante todo o processo recebe acompanhamento de toda a equipe multidisciplinar. Além disso, eles precisam se apresentar todo mês ao Patronato e a cada três meses ao juiz", detalhou.

Foto: Divulgação

Legenda: Primeiro termo foi assinado na tarde de ontem na Prefeitura