Cotidiano

Paraná conquistou credibilidade no mercado financeiro, avalia empresa

O ajuste fiscal promovido pelo Governo do Estado desde 2014 fez com que o Paraná conquistasse a credibilidade do mercado financeiro. A avaliação é da XP Investimentos, empresa de assessoria a investidores que atua em todo o mercado nacional.

Nesta terça-feira (14), o governador Beto Richa recebeu, no Palácio Iguaçu, uma equipe da empresa, que trouxe investidores do mercado financeiro ao Paraná para conhecer o caso de sucesso do Estado. O secretário estadual da Fazenda, Mauro Ricardo Costa, também acompanhou a reunião.

A economista-chefe da XP, Zeina Latif, explicou que a companhia buscou as experiências de ajuste fiscal nos Estados e afirmou que o Paraná se destaca neste cenário. “Nossa proposta é apresentar ao mercado econômico essas experiências de sucesso”, disse. “A boa administração do Paraná, que traz mais transparência ao serviço público, segurança jurídica e demonstra preocupação com as questões regulatórias, é um exemplo para as outras unidades da federação”, afirmou.

Para ela, os estados que estão com as finanças em dia e que contam segurança jurídica são um chamariz para os investidores, principalmente do mercado internacional. “Estamos em um momento em que todo o País precisa de mais investimentos estrangeiros. Um estado bem administrado tem capacidade de atrair investimentos do setor produtivo em diversas áreas. Isso se reverte em mais arrecadação e mais oportunidades para a sua população”, avaliou Latif.