Cotidiano

Para eleitores de SP, saúde é a principal preocupação, diz Ibope

SÃO PAULO – Para 54% dos eleitores da cidade de São Paulo, a saúde é o setor em que os moradores da capital paulista mais enfrentam problemas. A resposta foi dada em pesquisa Ibope encomendada pela Rede Globo e pelo jornal ?O Estado de S. Paulo? e divulgada na última terça-feira sobre as intenções de voto para a Prefeitura de São Paulo.

A margem de diferença da saúde em relação a outros problemas apontados pelos eleitores ouvidos pela pesquisa é de mais de 40 pontos percentuais. A segurança pública (9%), educação (6%), corrupção (6%) e transporte coletivo (6%) são as outras áreas mais lembradas pelos eleitores como principal preocupação. A margem de erro da pesquisa é de três pontos percentuais para mais ou para menos.

Em outra questão apresentada, os eleitores foram estimulados a citarem, dessa vez, as três áreas nas quais a população de São Paulo está enfrentando os maiores problemas. Novamente, a saúde foi novamente o setor mais citada, com 78%, seguida pela educação, com 47%. Em terceiro lugar aparece a segurança pública, com 36%.

A pesquisa Ibope foi realizada entre 19 e 22 de agosto e ouviu 805 eleitores. O nível de confiança utilizado foi de 95%, o que significa que há uma probabilidade de 95% dos resultados retratarem o atual momento. A pesquisa foi registrada no TRE-SP sob o protocolo nº SP-07072/2016.

O resultado completo da questão foi o seguinte:

?Desta lista de áreas onde as pessoas vem enfrentando problemas de maior ou menor gravidade. Por favor, diga qual é a área em que, na sua opinião, a população de São Paulo está enfrentando os maiores problemas??

Saúde – 54%

Segurança Pública – 9%

Educação – 6%

Transporte Coletivo – 6%

Corrupção – 6%

Geração de Empregos – 4%

Calçamento de ruas e avenidas – 3%

Trânsito – 3%

Impostos e taxas – 2%

Habitação – 2%

Assistência Social – 1%

Limpeza Pública – 1%

Abastecimento de água – 1%

Administração pública – 1%

Rede de esgoto – 1%

Iluminação pública – 0%

Meio ambiente – 0%

Atividades esportivas – 0%

Atividades culturais – 0%

Não sabe/Não respondeu – 0%