Cotidiano

Para driblar a crise, brasileiro troca carne pelo frango

Água_na_Boca-85.jpg

RIO – O aperto no orçamento sugere uma troca na mesa do brasileiro: sai a carne e entra o frango. E com o aumento da procura pela ave, o preço acaba subindo. Foi o que aconteceu no mês passado.

ipca 0912

Em novembro, o preço do frango subiu 2,91% enquanto o de carnes avançou apenas 0,22%. Em doze meses, os aumentos são de 8,55% e 3,81%, respectivamente. Nesse período, os preços de alimentos subiram 10,17%.

? O frango está tendo pressão de demanda. As pessoas deixam de consumir carne e vão para frango. Embora o preço da arroba (do boi) tenha subido em outubro, a reação da demanda tem impedido uma alta maior dos preços ? explica a coordenadora de Índices de Preços do IBGE, Eulina Nunes.

A inflação oficial do país, medida pelo Índice de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA), desacelerou em novembro a 0,18% frente ao 0,26% de outubro. A taxa é a menor para o mês desde 1998. Nos doze últimos meses, a inflação ficou em 6,99%, o menor resultado nesse tipo de comparação desde dezembro de 2014, quando ficou em 6,41%. No acumulado do ano, o resultado é de 5,97%.

E os preços de alimentos caíram 0,20% em novembro, aprofundando a deflação que já tinha sido registrada em outubro (0,05%). Foi o grupo que mais pressionou o índice para baixo no mês, com impacto de -0,05 ponto percentual.