Cotidiano

Para a última hora

O movimento foi tímido nas unidades básicas de saúde de Cascavel sábado, no Dia D da campanha de multivacinação realizada em todo o País.

O objetivo da ação é analisar as pendências nas carteirinhas de vacinação de crianças, adolescentes e adultos e estimular a imunização, uma vez que em 2016 o Brasil registrou o menor índice de vacinação da história recente.

Segundo o agente administrativo da UBS do Bairro Claudete Rosinei Lima, é comum as pessoas deixarem para a última hora e isso deverá ocorrer nesta semana, já que o processo se encerra no dia 22 deste mês, sexta-feira.

Mas se por um lado o movimento foi tímido em busca das doses pendentes, por outro houve registro até elevado de pais preocupados com a saúde dos filhos.

Foi o que fez Natalino de Mello. Ele procurou uma UBS com o filho Arthur de Mello. Nas mãos, a carteirinha e, para a alegria do pai, estava tudo certo. “Viemos saber se estava tudo em ordem, prevenir é fundamental”, afirmou.

Vacinas

As vacinas disponíveis na campanha para crianças menores de sete anos são:

BCG – ID, hepatite B, penta (DTP/Hib/Hep B), VIP (Vacina Inativada Poliomielite), VOP (vacina oral contra pólio), VORH (Vacina Oral de Rotavírus Humano), vacina pneumocócica 10 valente, febre amarela, tríplice viral (sarampo, rubéola, caxumba), DTP (tríplice bacteriana), vacina meningocócica conjugada tipo C, tetraviral (sarampo, rubéola, caxumba e varicela) e hepatite A.

Já as doses disponíveis para crianças e adolescentes de 7 a 15 anos são:

hepatite B, febre amarela, tríplice viral, dT (dupla tipo adulto), dTpa, vacina meningocócica conjugada tipo C e HPV.