Cotidiano

Papa faz visita surpresa a cidade devastada por terremoto na Itália

201610040705580088_AFP.jpg

AMATRICE, Itália ? O papa Francisco fez uma viagem surpresa nesta terça-feira a Amatrice, cidade devastada pelo terremoto que atingiu em agosto o centro da Itália. Ele visitou a população que ficou de luto depois que a tragédia natural fez quase 300 vítimas fatais na região e destruiu uma boa parte das construções locais. Após o terremoto, ele havia anunciado sua intenção de viajar à cidade, mas nunca divulgou uma data para a visita.

? Será uma visita de caráter privado, sozinho, como padre, bispo, papa. Mas sozinho. Quero que seja assim. E quero estar perto das pessoas ? afirmou no domingo o papa após uma visita de três dias a Geórgia e Azerbaijão.

O pontífice chegou a Amatrice às 9h10 (horário local) e seguiu imediatamente para a escola construída com material pré-fabricado em caráter provisório. Lá estudam mais de 100 crianças e adolescentes. A antiga escola, que havia sido construída recentemente, desabou no terremoto.

O porta-voz do Vaticano, Greg Burke, divulgou no Twitter fotos do pontífice na visita. Nas imagens, ele sauda os adolescentes e aperta a mão de um homem, visivelmente emocionado, que perdeu a mulher e os dois filhos no terremoto. papaamatrice

Francisco também visitará a “zona vermelha”, fechada à população pelo risco de desabamento de várias casas parcialmente destruídas.

O terremoto provocou prejuízos avaliados em 4 bilhões de euros, segundo o governo, que prometeu reconstruir totalmente as localidades afetadas. Um total de 1,8 mil pessoas afetadas pela tragédia continuam morando em barracas ou abrigos da região, de acordo com Serviço de Proteção Civil.201610040651264714_RTS.jpg