Cotidiano

Panorama regional do dia 29 de junho de 2018

Orientações a adolescentes

A Secretaria de Saúde de Serranópolis do Iguaçu têm desenvolvido ações visando à conscientização coletiva. O registro de hoje vai para as ações realizadas nos colégios estaduais com adolescentes e jovens sobre sexualidade. Foram apresentados materiais para explicar sobre o assunto e repassadas dicas e orientações sobre doenças sexualmente transmissíveis e cuidados necessários para uma boa saúde. Essas ações fazem parte de uma série de atividades realizadas pela administração municipal de Serranópolis.

Garantioeste

As empresas da região que tiveram nos últimos sete anos acesso a cartas de aval da Garantioeste (Sociedade de Garantia de Crédito do Oeste do Paraná) já economizaram R$ 20 milhões nas operações. Essa é a diferença da taxa de juros que elas pagariam em caso de financiamento com a rede bancária convencional e que deixaram de desembolsar ao buscar apoio da SGC. Os dados foram apresentados pelo conselheiro da Garantioeste Danilo Gass à diretoria da Caciopar.

Festa Junina

A Secretaria do Trabalho e Assistência Social promoveu esta semana a tradicional Festa Junina da Terceira Idade em Maripá. O evento reuniu mais de 250 idosos dos grupos “Saudade” de Pérola Independente, “Unidos em Cristo” de Candeia e “Unidos Venceremos” da sede de Maripá. A Festa Junina foi realizada no Centro Comunitário Fernando Daniel Schanoski. Para a secretária Neide Thim, o encontro promove, acima de tudo, a integração entre os grupos.

Programa Leia Maripá

O programa Leia Maripá recebeu Menção Honrosa na 23ª edição do Concurso FNLIJ (Fundação Nacional do Livro Infantil e Juvenil) como um dos Melhores Programas de Incentivo à Leitura Junto a Crianças e Jovens de todo o Brasil. A FNLIJ é uma instituição sem fins lucrativos que há 50 anos busca promover a leitura e divulgar o livro de qualidade para crianças e jovens.

O que é

O Leia Maripá é um programa de incentivo à leitura, desenvolvido pela Biblioteca Pública Cidadã Professora Marlene Alenbrant, ligada à Secretaria de Educação, Cultura e Desporto do Município de Maripá. O programa foi criado em 2004 e desde então desenvolve um conjunto de ações integradas com a comunidade escolar e sociedade para formação de leitores críticos e atuantes.

Atividades

Entre as atividades realizadas estão Hora do Conto, Passaporte do Leitor, Ler é Viver, Vovô e Leitura, Trabalho e Leitura, Primeiras Leituras e Roda de Leitura e Contação de Histórias, todos com objetivo de incentivar e fortalecer o hábito de leitura entre crianças, adolescentes, jovens, adultos e idosos do Município.

Pista de atletismo

A tão sonhada pista de atletismo do Estádio Municipal Valdir Schneider de Marechal Cândido Rondon saiu do papel. Nesta semana começaram as obras da primeira etapa da pista, que é à base de concreto. O investimento é de R$ 420.011,41, com recursos oriundos do Ministério do Esporte. A empresa executora da obra é a Linear Soluções Inteligentes em Engenharia e Construções Eireli.