Esportes

Panorama esportivo do dia 28 de junho de 2018

Tênis de mesa

Mais uma vez, o tênis de mesa brasileiro vai mostrar a sua força, reunindo atletas de todo o País em Toledo. Começa nesta quinta-feira a 2ª etapa da Copa Brasil Sul-Sudeste, competição peso 6 no ranking nacional, com a presença de mais de 300 atletas. O torneio se estenderá até domingo, com jogos nos ginásios Alcides Pan e Hugo Zeni, e com entrada gratuita ao público.

Tradição

Toledo é uma das mais tradicionais cidades no cenário do tênis de mesa brasileiro, sempre com atletas figurando entre os vencedores de etapas regionais e nacionais. Esta será a terceira competição nacional na cidade no período de três anos – em 2016 sediou a Copa Brasil e em 2017 o Campeonato Brasileiro.

Olímpicos

Desta vez, novamente as disputas contarão com atletas olímpicos. Dois deles são as principais atrações: Caroline Kumahara e Vitor Ishiy (ambos representando a equipe Santamaria/São Caetano). Eles disputaram o último Mundial por Equipes pela seleção brasileira, na Suécia – Caroline foi uma das integrantes do Brasil nos Jogos Rio 2016.

Paraolímpicos

Dentre os paraolímpicos, vários craques: Iranildo Espíndola, Diego Moreira, Danielle Rauen, Jennyfer Parinos, Israel Stroh, Paulo Salmin e Claudio Massad, entre outros. Todos eles representarão o Brasil no Mundial Paraolímpico, na Eslovênia, em outubro.

Em casa

Além dos grandes e consagrados ídolos, a Copa Brasil mostra grande diversidade, com atletas representando quase 100 clubes de todo o País. Com 22 atletas, o Yara Toledo, jogando em casa, é o clube com maior número de representantes em todas as categorias, seguido do Santamaria/São Caetano (SP), com 19. Os jogadores que mais viajarão serão os das equipes da AABB Natal e da Academia de Tênis de Mesa de Natal. A distância entre a capital potiguar e a cidade paranaense é de 2.892 quilômetros.