Esportes

Panorama esportivo do dia 13 de setembro de 2018

Paratletas

O Comitê Paraolímpico Brasileiro promoverá no próximo dia 22 (sábado) o Festival Paraolímpico, em celebração ao Dia do Atleta Paraolímpico, e escolheu quatro cidades do Paraná dentre as 48 de todos os Estados do País a receber o megaevento. Cascavel, Curitiba, Maringá e Pontal do Paraná estão na lista.

O Festival

O Festival Paraolímpico promoverá a experimentação do esporte adaptado a cerca de 7.200 mil crianças e adolescentes, com faixa etária de 10 a 17 anos. A programação oferecerá três modalidades por sede e terá duração de duas horas e meia. A intenção é de mobilizar pessoas com deficiência em todo o território brasileiro por meio das atividades.

Cascavel

Em Cascavel, o evento será no Completo Esportivo Ciro Nardi, com experiência proporcionada em três modalidades: atletismo, basquete em cadeira de rodas e bocha.

Mais cidades

Em Curitiba, o Festival Paraolímpico será no Centro Esportivo Oswaldo Cruz, nas modalidades de atletismo, bocha e parataekwondo. Em Maringá, as atividades serão no Ginásio de Esporte Valdir Pinheiro (bocha e vôlei sentado) e também no Estádio Willie Davids (atletismo). Já em Pontal do Paraná o evento será na Associação Banestado, nas modalidades de atletismo, bocha e tênis de mesa.

Outras opções

A organização do Festival Paraolímpico nas sedes é feita pela coordenação de desporto escolar do CPB. Foi mobilizada uma força de trabalho de cerca de 2.500 pessoas, entre profissionais de Educação Física e voluntários, que conduzirão a programação. Além das atividades à disposição no Paraná o estarão em outras localidades esportes como futebol de 5, futebol de 7, goalball, judô, parabadminton, tênis de mesa, tênis em cadeira de rodas, vôlei sentado.

Fala, presidente!

Presidente do Comitê Paraolímpico Brasileiro, ex-atleta da seleção brasileira de futebol de cegos, melhor do mundo na modalidade em 1998, e bicampeão paraolímpico (Atenas 2004 e Pequim 2008), Mizael Conrado diz que “a iniciativa de criar o Festival visa dar a crianças de todo o Brasil o primeiro contato com o esporte paraolímpico. Estaremos nos 26 Estados e no Distrito Federal, no que será um passo de imensurável importância para a massificação do Movimento. Será uma maneira de celebrarmos nossos maiores ídolos e fomentarmos o esporte em sua iniciação”.