Cotidiano

Panorama do dia 24 de abril de 2018

AquiOeste é fundada em Cascavel

Criada com o objetivo de fortalecer o setor produtivo em ascensão em Cascavel, foi fundada ontem, no auditório do Sindicato Rural de Cascavel, a AquiOeste (Associação dos Aquicultores do Oeste do Paraná). Durante a solenidade, a primeira diretoria foi eleita com o produtor rural Valcir Zanini como presidente. Com apoio da Secretaria de Agricultura de Cascavel, da Emater e do sindicato, a associação nasceu para fortalecer, unir, facilitar o acesso ao comércio, à aquisição de matéria-prima e à prestação de serviços.

Trabalho

“Nossa primeira batalha será conseguir uma escavadeira hidráulica, ou pantaneira, para a associação. Precisamos de maquinário para construir os açudes e arrumar os acessos. Com a associação também ganhamos em representatividade e poder de negociação, uma vez que vamos comprar em bloco os insumos e máquinas”, disse o presidente Valcir.

Ordem de serviço

O prefeito de São Miguel do Iguaçu, Claudio Dutra, assinou mais uma ordem de serviço, agora para execução imediata de recape asfáltico na rodovia municipal de acesso ao Frigorífico Friella. Os dois trechos somam cerca de 1,4 quilômetro de extensão, com investimento de R$ 648.783,90, com contrapartida do Município de R$ 6.487,84.

Transporte

O Município de Tupãssi divulgou a lista de aprovados para receber o auxílio transporte para estudantes de nível técnico e superior. Os beneficiados receberão o valor referente ao primeiro semestre em conta bancária. Também está disponível a relação de estudantes que ainda possuem documentos pendentes para inscrição no programa. A relação dos aprovados e dos acadêmicos com pendências está disponível no portal do Município (tupassi.pr.gov.br) e também fixada em mural na prefeitura.

Estação de esgoto

Estudantes do curso de Agronomia e da pós-graduação em Desenvolvimento Sustentável da Unioeste Câmpus de Marechal Cândido Rondon plantaram 300 mudas de árvores nos na Estação de Tratamento de Esgoto do Saae (Serviço Autônomo de Água e Esgoto). O plantio foi a primeira etapa de um projeto que visa plantar mil mudas na estação, que irão ajudar na adequação ambiental do local.

24 Horas

Mais de 900 pessoas participaram da 6ª Corrida 24 Horas Torao Takada no fim de semana no Parque Ecológico Diva Paim Barth, em Toledo. A prova bateu mais uma vez o recorde de participação superando 900 participantes e 47 equipes. Ano passado, 840 atletas compareceram ao evento.

Torao Takada

Para o idealizador da Corrida 24 Horas, o médico e corredor Torao Takada, a prova tem tomado proporções surpreendentes: “Nós começamos as 24 Horas como se fosse uma brincadeira e hoje a prova tem tomado grandes proporções e deve continuar crescendo”. Tanto que houve participação de corredores de Cascavel, Foz do Iguaçu e Pato Branco e dos estados de São Paulo e Santa Catarina.

Convocação

Desde a semana passada, a Secretaria de Educação de Toledo está convocando 547 crianças da lista de espera dos Cmeis (Centros Municipais de Educação Infantil). Conforme o edital de chamamento para matrícula, são ofertadas 71 vagas para crianças que atendam aos critérios de prioridade estabelecidos pela Instrução Normativa 01/2017, e outras 476 vagas para atendimento em jornada educacional parcial. A lista está disponível no site da prefeitura.

Ponte concluída

Foi concluída a ponte que liga Serranópolis do Iguaçu a Medianeira, divisa das Linhas Pedra Branca (Serranópolis) e Dourado (Medianeira). A ação foi viabilizada por meio da parceria das duas prefeituras. Na semana passada, o prefeito de Serranópolis, Luiz Ferri, e o prefeito de Medianeira, Ricardo Endrigo, foram conferir os trabalhos.