Cotidiano

Paixão pela música

Jair Ricardo

Nasceu em 10/09/1954

Morreu em 29/08/2018

Jair Ricardo, também conhecido pelo apelido de “Polaco”, nasceu no dia 10 de setembro de 1954 no Município de Mirassolândia, em São Paulo, e veio morar no Paraná ainda criança.

Ele chegou a Cascavel na década de 1970 e na década seguinte formou com o irmão a banda chamada Estrela d’Oeste. Era gaiteiro e vocalista. Por quase 20 anos ficou na banda.

Amante da música, aprendeu sozinho a tocar gaita, violão e guitarra.

Foi casado por 25 anos com Dionice Pereira, até 2005. Teve duas filhas: Márcia Ricardo Johann, casada com Fernando, e Aline Mayara Ricardo Briere, casada com César.

Morava no Bairro São Cristóvão desde que chegou a Cascavel. Era conhecido por lá e nas comunidades rurais por ter animado muitos bailes, casamentos e aniversários com a banda que tinha.

“Meu pai foi um homem que levou muita alegria para muitas pessoas, dedicou-se à música com muita paixão e fez dela sua vida. Quando parou com a banda, passou a tocar nas rodas de amigos e em festas de família. A gaita era seu instrumento e sempre tinha uma valsa a oferecer e a alegrar muitos corações. Deixou em mim também o gosto pela música e saudades eternas”, conta a filha Marcia.

A filha Aline Mayara descreve o pai com alegria e relembra dos momentos em que ele contagiava todos com seu bom humor. “Meu pai era o cara das piadas, dos truques de mágica, cheio de versos e prosas, roubava a cena em qualquer lugar com seu humor. Tinha muita bondade em seu coração. Com seu dom musical fazia a gaita chorar. Bons tempos aqueles. Tinha um amor e um carinho imenso pela família, em especial pelos netos. Jamais me esquecerei do seu estilo social, pente e lenço no bolso, um típico boêmio”, cita Aline Mayara

A doença

Em 22 de maio de 2018, Jair Ricardo sofreu um AVC (Acidente Vascular Cerebral) que lhe paralisou todo o lado esquerdo do corpo. Foram três meses acamado.

Tinha uma fé peculiar e era devoto de Nossa Senhora Aparecida. Confiante, Jair pretendia se recuperar completamente para ir ao Santuário de Aparecida em São Paulo.

O adeus

Vítima das sequelas do AVC e parada cardiorrespiratória, Jair Ricardo faleceu no dia 29 de agosto deste ano. Seu corpo foi velado na Capela Mortuária Central e sepultado do Cemitério Central de Cascavel junto ao pai e à mãe. Ele deixa as duas filhas, os genros e quatro netos.