Cotidiano

Pai de jovem desaparecido na Argentina faz apelo em rede social

matheus amorim.jpg

RIO ? Luiz Roberto Fernandes, pai de Matheus Amorim, estudante desaparecido na Argentina desde o dia 10, fez uma postagem em seu perfil no Facebook pedindo ajuda com informações sobre o caso e agradecendo o pensamento positivo dos amigos. Na publicação, ele disse acreditar que está tudo bem com o filho, mas que com o passar do tempo e a falta de informações “não é possível descartar nada”. Fernandes também escreveu que se nada acontecer nos próximos dias, vai até a Argetina ajudar nas buscas.

post do pai

O pai do jovem contou que comprou uma passagem para o filho ir à Florianópolis visitar o tio por 15 dias. Ele e a mãe do estudante estão morando em Portugal com as duas filhas do casal, mas Matheus não se juntou ao resto da família porque está cursando o 3° período de História na Universidade de Brasília (UnB).

“Chegando lá em Floripa (sic), o Matheus resolveu ir ao Uruguai. Disse que tinha tomado a decisão de estender a viagem de supetão, pediu desculpas por isso, mas foi. Chegou em Punta del Leste e ficou alguns dias com um casal de amigos que contou, depois que o caso se tornou público, por áudio, que ele estava sem o carregador de celular e numa vibe de se isolar um pouco, meditar, se aventurar”, escreveu Fernandes.

links desaparecidos

Depois de Punta del Leste, Matheus decidiu ir sozinho para Colônia do Sacramento. O estudante manteve contato com a família através de mensagens informando o nome do hostel onde se hospedou e do casal de amigos que estava em Punta del Leste. Apesar de angustiados com a distância e a mudança de planos, Fernandes contou que ele e a mulher estavam cientes dos planos do jovem até ele mencionar a ida para a Argentina.

“Achamos, pela conversa que tivemos, que fosse apenas pegar o ferry em uma viagem simples e rápida até Buenos Aires, mas entrou em contato conosco pela última vez, pelo Face, já em San Luís, por meio do aparelho de um companheiro que conheceu na viagem, o qual não sabemos nada sobre ele”.

Na última conversa que teve com os pais, no dia 10, Matheus disse que iria subir uma montanha na região de San Luis e que não entraria em contato por um tempo.

WhatsApp Image 2017-02-20 at 20.37.56.jpeg

“Estava apressado, a Rovênia tentou extrair mais dele, mas não conseguiu. Disse que ia ficar incomunicável por alguns dias e isso aconteceu no dia 10/02/2017, há cerca de dez dias. O tempo passou, mas pelo encadeamento dos fatos tudo indica que (ele) esteja bem, desmiolado talvez, mas bem”, escreveu esperançoso.

Segundo o Itamaraty, o consulado brasileiro em Mendoza, cidade próxima à San Luis, já está em contato com as autoridades locais para investigação do caso. O Instituto Médico Legal (IML) da região não tem nenhuma entrada desde janeiro e o estudante também não foi localizado em hospitais. O órgão está em contato com a família e segue investigando junto às autoridades argentinas.