Cotidiano

Padre ?gaúcho? é proclamado novo santo católico

Vatican Pope New Saints

CIDADE DO VATICANO (Reuters) – O papa Francisco declarou neste domingo dois mártires, quatro padres e uma freira santos da Igreja Católica, afirmando que todos eles tinham um “coração generoso e inabalável”. Um dos padres é o ?gaúcho? José Gabriel del Rosario Brochero, um dos mais famosos católicos argentinos na juventude de Francisco.

Retratos dos santos em tapeçaria e pendurados na fachada da Basílica de São Pedro ondulavam com a brisa sobre a praça principal no Vaticano, onde Francisco conduziu a cerimônia.

O papa foi aplaudido pelos peregrinos ao ler os nomes dos novos santos, definidos pela igreja como santos tanto em vida quanto, agora, no céu e que podem interceder agora junto a Deus para fazer milagres –sendo necessários dois deles para declarar a santidade.

Mauricio Macri, presidente da Argentina, terra natal do papa, participou da cerimônia, na qual Francisco santificou o padre argentino José Gabriel del Rosario Brochero.

Brochero montou em uma mula e saiu em torno de uma vasta região da província de Córdoba pregando e construindo escolas, igrejas e ruas. Ele ?cheirava a ovelhas”, disse o Vaticano, referindo-se ao chamado de Francisco para que os sacerdotes se comportem como pastores.

Nascido em 1849 na província de Córdoba, Brochero foi um dos mais famosos católicos argentinos na juventude de Francisco. Morto em 1914, Bera conhecido carinhosamente como o padre ?gaucho? ? como são chamados os antigos moradores das áreas rurais da Argentina, Uruguai e do Sul do Brasil ? e circulava pelas remotas e pobres regiões do país em cima de uma mula para chegar até os fiéis. Enquanto visitava os doentes, contraiu lepra e morreu em 1914. O ?padre gaucho? foi beatificado em 2013, depois do Papa Bento XVI certificar um milagre atribuído à sua intervenção. O primeiro papa argentino da história decretou sua canonização no início do ano e, neste domingo, irá celebrar a santificação de um total de sete pessoas em uma das últimas missas multitudinárias do Ano Santo da Misericórdia.

Dois mártires também foram adicionados à lista da Igreja de mais de 10.000 de santos. Aos 14 anos de idade, José Sanchez del Rio foi torturado e morto a tiros em 1928, quando se opunha ao regime anticatólico em seu México natal.

O segundo, Salomone Leclerq, pertencia a uma ordem religiosa na França, onde foi morto durante a revolução de 1792.

A freira francesa Elizabeth Catez, conhecida como irmã Isabel da Trindade, morreu aos 26 anos, em 1906, de um raro distúrbio da glândula supra-renal, até então, era incurável.

O bispo espanhol Manuel González Garcia, que ficou conhecido como o “bispo do Tabernáculo” depois de uma experiência mística em uma igreja perto de Sevilha, também foi santificado, juntamente com os padres italianos Ludovico Pavoni e Alfonso Maria Fusco, fundadores de congregações religiosas e que trabalharam com os pobres no século 19.