Cotidiano

Padre confirma que Argello pediu a OAS doação para Igreja

SÃO PAULO ? O padre Moacir Anastácio da Paróquia São Pedro, em Taguatinga (DF), que recebeu a doação de R$ 350 mil da OAS a pedido ex-senador Gim Argello (PTB-DF), disse em depoimento à Justiça que os recursos foram usados para pagar a Festa de Pentecostes. Para a Lava-Jato, o recurso era parte da propina devida pela construtora ao ex-senador.

Os investigadores suspeitam que o pagamento teria sido uma uma exigência Argello para que ele não convocasse o executivo da construtora José Adelmário Pinheiro Filho, o Léo Pinheiro, para depor à CPI da Petrobras.

O sacerdote disse que, em 2014, pediu ao senador ajuda a Argello para bancar a festa organizada pela igreja. O senador teria prometido procurar empresários para colaborar. A doação, segundo o padre Moacir, entrou direto na conta da paróquia.

? A equipe pediu para ele (Gim Argello) para arrumar empresários para nos ajudar. Isso é comum ? afirmou o padre.

Ele afirmou ainda que recebeu doação também da Andrade Gutierrez e da Via Engenharia. Estes repasses teriam sido feitos a pedido do ex-governador do Distrito Federal Agnelo Queiroz, segundo o religioso.

O padre Moacir também é investigado pela Lava-Jato. Um relatório da Receita Federal aponta que ele não declarou a propriedade de uma fazenda, no Ceará, e dois carros, um deles uma Toyota Hilux. O padre negou ser dono da propiedade no depoimento.