Cotidiano

Orfanato na Índia é fechado por vender bebês

65006926_Indian police officials escort Chandana Chakraborty L from a police station in Jalpaiguri o.jpgRIO – A polícia do Leste da Índia fechou um orfanato e prendeu seu proprietário por vender ilegalmente bebês a casais sem filhos e agora investiga se o esquema de adoção fazia parte de uma operação mais ampla de tráfico de seres humanos, disseram funcionários do governo nesta terça-feira.

O orfanato da cidade de Jalpaiguri, administrado por uma organização sem fins lucrativos, vendeu pelo menos duas dúzias de crianças para adoção, disse a polícia.

“O que é chocante é que na direção do [do orfanato] também estava funcionando um abrigo para mulheres destituídas de seus bebês, que eram vendidos” afirmou o responsável pelo departamento de desenvolvimento infantil da região Rashmi Sen.

“Investigações em andamento irão também apurar se as mulheres foram traficadas para a casa para manter o esquema de adoção em andamento”.

As operações no fim de semana aconteceram três meses depois que 13 bebês foram resgatados e esqueletos de outros dois bebês foram encontrados perto da cidade portuária de Kolkata.

Dezoito pessoas, incluindo médicos, parteiras e proprietários de instituições de caridade e clínicas foram presas, suspeitas de terem raptado bebês de mulheres logo após o parto. Elas eram informadas que seus filhos morreram imediatamente após terem dado a luz.

65006567_Indian crime officials stand near the entrance of the Ashray Home in Jalpaiguri on February.jpg“Há pelo menos 17 crianças que foram alojadas nesta casa (em Jalpaiguri) que não podem ser rastreadas”, disse Subodh Bhattacharjee, do comitê de assistência à infância de Jalpaiguri.

“Eles estavam dando filhos para adoção sem o nosso conhecimento, violando as orientações estabelecidas.”

A polícia disse que o orfanato estava usando documentos falsificados para vender os bebês e tinha sido advertido várias vezes pelo governo no passado.

O orfanato foi registrado na Autoridade Central de Recursos de Adoção e é o único no distrito de Jalpaiguri autorizado a criar filhos para adoção.

Os bebês estavam sendo vendidos por 100.000-200.000 rupias (R$ 4.600-9.200).

TRÁFICO DE PESSOAS E CRIME ORGANIZADO

“Nosso próprio inquérito do ano passado revelou que as crianças não tinham registros no sistema do governo, o que é obrigatório no caso de crianças abandonadas”, disse Sen.

“Em janeiro, transferimos 15 crianças do orfanato para outras casas para sua segurança, todas com menos de cinco anos, algumas com apenas alguns meses de idade”.

O tráfico de bebês está se tornando um crime organizado na Índia, segundo especialistas.

“Estes incidentes são violações grosseiras dos direitos da criança, tanto na letra como no espírito das leis existentes”, disse Mohua Chatterjee, do grupo de direitos humanos Child Rights and You.

“Apesar das diretrizes e instrumentos disponíveis sob a lei, os aspectos técnicos do processo de adoção ainda permanecem em uma área cinzenta para os futuros pais, que devido à falta de conhecimentos adequados muitas vezes são vítimas dos malfeitores”.

Relatórios de tráfico de seres humanos na Índia aumentaram 25% em 2015 em comparação com o ano anterior, com mais de 40% dos casos envolvendo crianças, de acordo com dados do governo.