Cotidiano

Oposição reforça discurso de antecipação das eleições presidenciais

BRASÍLIA – Sem a presença do presidente do Senado, Renan Calheiros (PMDB-AL), denunciado pelo Ministério Público junto ao STF, a oposição dominou a sessão desta segunda-feira do Senado para adotar o discurso de realização de eleições presidenciais. O PT vinha defendendo essa proposta e reforçou as declarações no domingo, depois que pesquisa Datafolha mostrou reprovação do governo de Michel Temer em 51%. Os senadores da oposição também bateram na tecla de que não se pode votar nesta terça-feira a PEC do teto de gastos em segundo turno, embora saibam que o governo Temer usará a maioria para aprovar a proposta.

A senadora Gleisi Hofmann (PT-PR), que também investigada pela PF, disse que não há condições de o Senado continuar votando diante das novas denúncias e do clima de disputa entre Legislativo e Judiciário.

? A única solução é eleições diretas. Se há um tema para se discutir nesta Casa a partir de amanhã é como fazer eleição direta em 2017, antecipar as eleições de 2018. E eu não estou falando só de eleição para Presidente da República. Vamos fazer eleição para todo mundo ? disse Gleisi, acrescentando:

? Soma-se a isso um ativismo político ? também sem precedentes na nossa história ? do Judiciário e do Ministério Público, que resolvem fazer política, deixando de lado a condução legal e formal que lhes é exigida. Está tudo muito doido, Senador Paim! Tudo muito invertido!

A líder do PCdoB no Senado, Vanessa Grazziotin (AM) disse que as votações deveriam ser suspensas, mas admitiu que o presidente do Senado deverá adotar a mesma postura da semana passada, quando uso o chamado “rolo compressor” para recuar as reclamações da oposição.

? Não dá para se encaminhar a pauta como se nada tivesse acontecido. Mas sabemos que eles deverão fazer vistas grossas a tudo e correr com a pauta, com a aprovação da PEC 55 (PEC do Teto). Não há outra saída. Temos dois caminhos a escolher: um, é deixar esse senhor lá, no Palácio do Planalto, com a crise piorando a cada dia que passa, o Brasil vivendo uma instabilidade maior a cada dia que passa; ou o caminho das eleições diretas ? disse Vanessa.

O senador Roberto Requião (PMDB-PR) também endossou a tese.