Cotidiano

ONGs fazem apelo pró-refugiados com 'cemitério de coletes' em Londres 

BRITAIN-POLITICS_-GBJ2TRJ1I.1.jpg

LONDRES – Organizações de ajuda humanitária espalharam 2.500 coletes salva-vidas simbolizando os refugiados que viajam para a Europa durante uma manifestação diante do Parlamento britânico nesta segunda-feira realizada para coincidir com a Assembleia Geral da ONU, que terá enfoque na crise migratória global. refugiados

Os coletes laranja estirados no gramado da Praça do Parlamento foram usados por adultos e crianças que viajaram da Turquia para a Grécia, parte de uma onda de imigrantes que se arriscaram na travessia do mar Mediterrâneo para chegar ao continente europeu.

O Alto Comissariado das Nações Unidas para os Refugiados (Acnur), o Comitê Internacional de Resgate, A Voz Migrante, a Visão Mundial e os Médicos Sem Fronteiras colaboraram com a exposição improvisada, que chamaram de “cemitério de coletes salva-vidas” para ilustrar os riscos que os imigrantes correm.

O Acnur estima que 6.940 pessoas se afogaram ou desapareceram enquanto tentavam alcançar a Europa entre janeiro de 2015 e agosto de 2016.

“Esperamos que isso envie uma mensagem aos líderes mundiais para pedir soluções duráveis”, disse Sanj Srikanthan, diretor de políticas e práticas do Comitê Internacional de Resgate.

Em Nova York, líderes de 193 Estados se reúnem para a Assembleia Geral da ONU, que está sendo inaugurada com a primeira cúpula de sua história voltada especificamente aos movimentos globais de refugiados e imigrantes.

As organizações de ajuda pediram muitas vezes que o Reino Unido receba mais refugiados, mas a primeira-ministra, Theresa May, está se preparando para defender o histórico de seu país. Ela deve afirmar o direito de todos países de controlar suas fronteiras, informou um comunicado do governo, e irá pedir uma “redução do movimento de populações desgovernadas”, além de medidas para ajudar os refugiados a pedir asilo nos primeiros países seguros a que chegarem.