Cotidiano

ONG denuncia detenções em novos protestos contra Maduro

2016_926026400-201607271507265420_RTS.jpg_20160727.jpg Venezuela CARACAS – Organizações de direitos humanos denunciaram neste sábado a detenção de 30 pessoas pelo serviço de inteligência da Venezuela, durante um protesto contra o presidente Nicolás Maduro no estado de Nueva Esparta (norte), onde inaugurava obras sociais.

“Há mais de 30 detidos pelo SEBIN (serviço de inteligência)”, alertou pelo Twitter o diretor-executivo da ONG Foro Penal Venezolano, Alfredo Romero, cuja organização é vinculada pelo governo à oposição.

Os incidentes foram registrados na noite de sexta-feira, quando Maduro caminhava a pé pelo setor Villa Rosa, nos arredores da capital de Nueva Esparta, Porlamar, para liderar um ato e inaugurar obras em edifícios reformados em zonas populares da região.

Segundo vídeos divulgados em redes sociais por líderes opositores, moradores da zona foram protestar contra o presidente, cercando-o enquanto batiam panelas.

“Chegam informações de abuso policial e buscas sem ordem judicial em Villa Rosa”, disse no Twitter a ONG Provea.

Um dia antes deste protesto, a oposição realizou uma marcha em Caracas para exigir a ativação do referendo revogatório que promove contra Maduro que, segundo os opositores, reuniu mais de um milhão de pessoas, enquanto o governo sustenta que reuniu apenas 30.000.