Cotidiano

Oeste vacina 87% do público-alvo

A campanha de vacinação contra a gripe chegou ao fim ontem e na região Oeste 87% do público-alvo foram imunizados, o que representa cerca de 479.874 pessoas. Os dados correspondem às três regionais de saúde e incluem crianças, trabalhadores de saúde, gestantes, puérperas, indígenas, detentos, funcionários do sistema prisional, professores e pessoas com doenças respiratórias.

Apesar do término oficial da campanha, as unidades de saúde, continuarão aplicando vacina como forma de atingir 90% do público alvo que é a meta preconizada pelo Ministério da Saúde.

“Priorizamos puérperas e gestantes que ainda estão com índice baixo, mas a campanha será estendia até que se esgote a vacina e, além disso, o Estado incluiu ao grupo prioritário, cobradores e motoristas de ônibus de transporte público, cuidadores de pessoas vulneráveis e população em situação de rua”, afirma a enfermeira, Vanessa Cavalca, da 9ª Regional de Saúde.

O Paraná atingiu até o momento 88% de cobertura vacinal. No entanto, há municípios que estão muito abaixo dessa média, principalmente com relação à imunização de crianças e gestantes, que apresentam maior risco de complicações.

O saldo de vacinas disponíveis nas 22 Regionais de Saúde no Estado é de 372 mil doses. A secretaria de Saúde garante que o montante é suficiente para atender os públicos definidos.