Cotidiano

Oeste registra focos de ferrugem asiática

Itaipulândia – Nas cidades de Itaipulândia e São Miguel do Iguaçu, no oeste do Estado, foram encontrados os dois primeiros focos de ferrugem asiática em lavouras comerciais do Paraná neste ano. A informação foi confirmada pela Embrapa Soja e os focos identificados pelo Consório Antiferrugem, por intermédio de profissionais de uma multinacional.

Em Itaipulândia, a lavoura foi semeada no dia 16 de setembro e em São Miguel do Iguaçu, no dia seguinte. Esse é o terceiro relato dos últimos dias. O outro ocorreu em São Paulo.

O setor de pesquisas da Embrapa não vê motivos para alarde. Entretanto, o monitoramento será intensificado nas lavouras próximas à doença, que devem iniciar imediatamente o controle com fungicida. É preciso ter atenção redobrada com as semeaduras e em locais com elevado índice de umidade.

O processo de monitoramento consiste na coleta de folhas de terço médio e inferior das plantas, olhando-as contra a luz. Atrás das folhas, é possível observar a presença de manchas, semelhantes a feridas e bolhas. O acompanhamento das ocorrências pode ser feito pelo site www.consorcioantiferrugem.net e também por meio de um aplicativo para Android e IOs.