Cotidiano

Oeste ainda precisa vacinar cerca de 100 mil pessoas

Somadas às doses destinadas aos doentes crônicos, indígenas e detentos, a estimativa sobe para 362 mil na região

Cascavel – A campanha de vacinação contra a gripe termina nesta sexta-feira (20) no Paraná, e segundo a Secretaria Estadual da Saúde, mais de 78% dos grupos prioritários foram vacinados. A meta estadual é atingir 80% da população que tem direito à vacina.

No Oeste, até a terça-feira (17), 218.253 pessoas haviam sido imunizadas, o que representa 68,9% do total, incluindo a demanda de idosos acima de 60 anos, crianças de seis meses até cinco anos incompletos, trabalhadores da saúde, gestantes e puérperas. A meta é atingir, até sexta-feira, 314.677 pessoas. Somadas às doses destinadas aos doentes crônicos, indígenas e detentos, a estimativa sobe para 362 mil na região.

Os números no Oeste registram que é preciso correr contra o tempo para alcançar as estimativas do Estado. Isso porque em apenas três dias 96.424 pessoas que fazem parte dos grupos prioritários precisam ser vacinadas. “A adesão é considerada baixa, principalmente quando se fala na demanda de crianças. Os responsáveis estão deixando de levá-las às unidades básicas de saúde para serem imunizadas contra a gripe, e isso preocupa muito”, diz a enfermeira da 9ª Regional de Saúde, Ana Maria Carvalho da Costa. Entre os nove municípios da regional de Foz, a cobertura vacinal chegou a 65%, quase 55 mil pessoas das 83.296 estimadas.

Situação parecida ocorre na 10ª Regional de Saúde em Cascavel, que precisa vacinar ainda 45.864 pessoas de um total de 151.600. Conforme o chefe da Divisão de Vigilância em Saúde, Djaime Teixeira de Souza, 69% da meta já foi cumprida, índice que, segundo ele, é baixo. “O objetivo é sempre cumprir os 80%, mas como em campanhas anteriores, ainda há essa dificuldade”, relata. A 20ª Regional de Saúde de Toledo é a que apresenta os melhores índices, com 72,94% de cobertura. Ao todo, estimam-se 79.781 imunizações, e até o momento pouco mais de 58 mil doses foram aplicadas.

Óbitos

Do início do ano até a segunda-feira (16), foram contabilizados 478 casos de influenza no Estado, 446 deles correspondentes ao vírus H1N1. No período, 30 óbitos por H1N1 foram confirmados, oito deles no Oeste, com sete confirmações em Foz do Iguaçu e uma em Toledo. Uma morte suspeita é investigada em Nova Aurora. O paciente era um homem de 57 anos, que há 28 dias estava internado do Hospital Universitário em Cascavel, e morreu após duas paradas cardiorrespiratórias. Ele apresentava sintomas de Síndrome Respiratória Aguda, o que reforça a suspeita de H1N1.

A vacina da gripe protege contra os vírus A H1N1, A H3N2 e Influenza B, e demora aproximadamente duas semanas para fazer efeito no organismo.