Cotidiano

Obras da Av. tancredo Neves divide opiniões

As obras de revitalização da Avenida Tancredo Neves, em Cascavel, precisaram passar por alterações antes de serem colocadas em prática. Isso porque houve impasse quanto a travessias e contornos que não estavam previstos no projeto original. Também foi preciso alterar o sentido para os ônibus interurbanos, entre outras modificações.

Concluídas as alterações necessárias, as obras iniciaram. Novo problema. Agora, é com relação à população. A intervenção milionária divide opiniões entre empresários que atuam na extensão da avenida e gera dúvidas quanto aos benefícios. “Não tive muito conhecimento do que exatamente será feito, mas acredito que uma obra dessa proporção deveria ser mais bem planejada para que daqui a alguns anos não precisasse de mudanças de novo”, argumenta o empresário Altevir Longo.

Segundo ele, projetos de outros países deveriam ser considerados como exemplo para a cidade. “Quem conhece outras realidades sabe que há exemplos que poderiam ser seguidos, não só para a Avenida Tancredo Neves, como também para a Avenida Brasil”, acrescenta.

 

Transporte coletivo

A empresária Jaqueline Krupinski avalia de maneira positiva a revitalização em virtude da própria demanda que surge com o crescimento da cidade. No entanto, diz que, antes de o projeto ter sido iniciado, seria preciso colocar em prática as adequações referentes ao transporte coletivo na Avenida Brasil.

“É importante que a cidade receba melhorias e esteja adequada a atender ao público, porém vimos que o projeto para o transporte coletivo na Avenida Brasil não está funcionando e não sabemos como será aqui”, observa.

 

Contornos

Lauri Paulo Mendes dos Santos acredita que as obras trarão melhores condições ao público que usa a ciclovia, mas provocará transtornos aos motoristas. “Alguns contornos serão modificados e seguirão o mesmo projeto da Avenida Brasil. Na minha opinião, essa não foi uma boa escolha”.

 

Obra milionária

A revitalização da Avenida Tancredo Neves faz parte do PDI (Plano de Desenvolvimento Integrado), financiado em 50% pelo BID (Banco Interamericano de Desenvolvimento) e 50% com recursos próprios da Prefeitura de Cascavel.

A ordem dos serviços foi assinada no início de janeiro. A LPN 05/2017 – Licitação Pública Nacional, Concorrência 12/2017 teve valor máximo de R$ 14.741.060,53. O Consórcio Eced – Diarc venceu o certame com a proposta de R$ 12.872.268,92 para executar o projeto. O contrato tem prazo de vigência de 360 dias.