Cotidiano

Obama retorna a Washington para terminar mandato

ObamaWASHINGTON ? O presidente dos EUA, Barack Obama, pousou na manhã desta segunda-feira em Washington, retornando de suas férias no Havaí. Obama também anunciou que fará um evento de despedida no próximo dia 10 em Chicago, seu berço político. O mandato de Obama se encerra no dia 20, quando ele passará o governo para Donald Trump. Obama

?Na terça-feira, 10 de janeiro, vou para casa em Chicago fazer a minha grata despedida a você, mesmo que você não possa estar lá pessoalmente?, escreveu Obama em um e-mail distribuído pela casa Branca. ?Estou apenas começando a escrever minhas observações (para o discurso). Mas estou pensando nelas como uma oportunidade de agradecer por esta viagem incrível, para celebrar as maneiras pelas quais você mudou este país para melhor nestes últimos oito anos e para oferecer algumas ideias sobre onde vamos todos a partir daqui?.

Mas antes desta viagem de despedida, Obama terá dois grandes atos: reunião com os democratas eleitos para a Câmara dos Representantes e do Senado para debater a melhor forma de defender o Obamacare, programa de saúde pública que implementou e que pode ser cancelado por Trump.

Obama ainda prometeu, para os próximos dias, o relatório dos órgão de inteligência que mostram como a Rússia, com o conhecimento o Kremlin, tentou influenciar a eleição americana, favorecendo Donald Trump com espionagem e vazamento de e-mails do Partido Democrata.

Donald trump, segundo assessores, vai revogar grande parte das ações de Obama já nos primeiros 100 dias de governo. Com minoria no Congresso, Obama governou muito por atos executivos, que podem ser facilmente desfeitos.