Cotidiano

O Rio nada óbvio

Cantinho das Concertinhas.png

Cristo Redentor, Pão de Açúcar, praia de Copacabana, aterro do Flamengo, Theatro Municipal. Esse é o Rio que todo carioca conhece e todo turista obrigatoriamente tem que conhecer. Mas há uma cidade muito especial além dela, num Rio nada óbvio que pode surpreender até mesmo os cariocas. Pergunte a um morador do bairro do Flamengo, por exemplo, se ele já foi à Paris que fica dentro de um palácio neo-romântico, pouco antes da imponente e elegante rua Oswaldo Cruz. E se quem vive na Barra, com seus shopping centers e condomínios maravilhosos, já parou para ouvir a palhinha ?de responsa? que acontece na roda de blues da Kult Kollector, lambendo a Olegário Maciel, a rua mais badalada do bairro…

O Rio Book Maravilha, com o olhar carioquíssimo de Boni e Ricardo Amaral, foca também nessas verdadeiras preciosidades cariocas que, no fundo, proporcionam programas inusitados mas absolutamente integrados à diversidade da Cidade Maravilhosa. Como diz Ricardo Amaral, ?o Rio é uma festa!?

Uma festa portuguesa, com certeza

O prédio da Cadeg, o Mercado Municipal do Rio de Janeiro, é um dos mais horrorosos da cidade, em Benfica, bairro próximo à Tijuca. Dentro dele, no entanto, há algumas pérolas da gastronomia informal da cidade. Depois de passar por boas lojas com produtos gourmet e vinhos, chega-se ao Cantinho das Concertinas, um dos restaurantes com culinária portuguesa que há por ali. Ele é especial devido ao agito que acontece aos sábados, num pátio escondido atrás do balcão da casa. Ali, tudo é portuga, das bandeirolas vermelhas e verdes penduradas no teto, aos nativos da terra de D. João que dançam o fado e outros ritmos lusos, entre as mesas. O prato fundamental: a posta de bacalhau assada na brasa com batatas… portuguesas.

Cantinho das Concertinas

Rua Capitão Felix, 110 – Rua 16, loja 11 ? Tel.: (21) 2580-4326

Bar com vista para o céu

O Jardim Botânico tem cantinhos bucólicos que são uma delícia. A rua Pacheco Leão, mais para o final, no caminho do Horto, é um deles. É lá, aos pés do Cristo e com o ventinho gostoso que vem da imensa área verde que colore o bairro, que fica o Bar Sobe. O lugar até seria comum se não fosse o seu andar superior, onde não há telhado. Quem ocupa as mesas por ali, à noite, encontra o céu, as estrelas e o monumento símbolo do Rio. Um charme. Para melhorar, o Sobe tem boa música de DJ local, drinques autorais e comidinhas como a panelinha de camarão com catupiry.

Bar Sobe

Rua Pacheco Leão, 724. Tel.: (21) 3114-7691

Uma viagem a Paris

Quem passa apressado pela Praia do Flamengo nem percebe. Mas, coladinho à Oswaldo Cruz, fica o incrível palacete de arquitetura neoclássica, que poderia, tranquilamente, estar numa rua da Cidade Luz, na França.

Nele fica a Casa de Arte & Cultura Julieta de Serpa que preserva, tanto na decoração quanto nas opções gastronômicas, um pouco da Paris dos anos 20. Um tradicional chá europeu, servido no romântico e luxuoso salão D?Or, é o melhor da cidade e uma experiência difícil de esquecer. Na mesma casa, o Paris Bar conta com o melhor mixologista do Rio, Alex Mesquita, com seus coquetéis autorais e surpreendentes.

Casa Julieta de Serpa

Praia do Flamengo, 340. Tel.: (21) 2551-1278

Arte em todos os detalhes

Numa casa de 1925 com cinco quartos, a Hospedagem & Arte Modernistas foi criada para mimar o hóspede. Há café da manhã com receitas inusitadas, como o pudim com calda de rosas e favas de mel e a valorização de detalhes como vasinhos de flores no quarto e caixas de fósforos decoradas com pinturas. Nos fundos da casa, uma estrutura de metal e vidro abriga exposições.

Hospedagem & Arte Modernistas

Rua Paschoal Carlos Magno, 39. Tel.: (21) 3852-8265

Blues da rua. Quem toca, pode chegar

No agito da Avenida Olegário Maciel, o Kult Colector é um misto de bar, livraria, galeria, butique com itens roqueiros e vintage e discos de vinil. O mais legal aqui, no entanto, acontece sempre às quintas-feiras, das 20h às 22h na rua, em frente à casa. Ali é formada uma surpreendente roda de blues. Quem toca ou canta pode levar o instrumento e se juntar à turma.

Kult Colector

Rua Olegário Maciel, 130 ? loja G. Tel.: (21) 3624-0032

O aplicativo Rio Book Maravilha é gratuito e está disponível nas lojas App Store (iPhone e iPad) e Google Play (para celulares Android). Na internet, Rio Book Maravilha reúne todas as dicas em www.riobookmaravilha.com.br.

Conheça também:

Canal Rio Book Maravilha