Esportes

O início de Wimbledon em 27 de junho

O Torneio de Tênis de Wimbledon, Londres, Inglaterra, é o mais antigo e, portanto, tradicional e prestigiado torneio do mundo...

O início de Wimbledon em 27 de junho

Uma verdadeira lenda, quase como que pairando sobre os outros eventos esportivos pelo mundo, o Torneio de Tênis de Wimbledon, Londres, Inglaterra, é o mais antigo e, portanto, tradicional e prestigiado torneio do mundo. Criado em 1877, pelo All England Lawn Tennis and Croquet Club, teve em sua primeira edição vinte e dois competidores. Em 1879 teve início o torneio de duplas e, em 1884, a competição feminina. Um olhar mais atento, feito, quem sabe, pelo 22 bet nos revelará seus primeiros campeões. Spencer Gore, um estudante da Universidade de Harrow, foi o primeiro a levantar uma taça em Wimbledon; entre as mulheres, a primeira campeã foi Mauad Watson. Só em 1905, uma não britânica venceria o torneio, May Sutton dos Estados Unidos; entre os homens, Norman Brookes, da Austrália, se tornaria campeão em 1907.

A primeira grande lenda em Wimbledon foi William Renshaw, vencedor por sete vezes entre 1881 e 1889, sendo que seis vezes consecutivas, 1881/1886. Entre as mulheres, Lottie Dod, sagrou-se pentacampeã entre 1887 e 1893. Campeões e campeões fora de série foram alguns. Os pentacampeões Lawrence Doherty (1902/1906) e Bjön Borg (1976/1980), foram hegemônicos no período dos títulos, mas não venceram a competição em outros anos. Já Roger Federer, entre 2003 e 2007, venceu em outras três oportunidades, 2009, 2012 e 2017, ou seja, é octacampeão e o maior vencedor até na grama de Wimbledon. William Renshaw e Pete Sampras têm sete títulos cada um, já Novak Djokovic tem seis títulos e é o atual tricampeão (2018, 2019 e 2021 – o torneio não foi realizado em 2020, devido à pandemia da Covid 19).

Entre as mulheres, não houve tenista tão vitoriosa quanto Martina Navratilova. A ex-atleta checa, naturalizada norte-americana venceu o Grand Slam inglês nove vezes, tornando-se a maior detentora de títulos do torneio. Helen Wills Moody, somou oito títulos até 1939, ainda na fase amadora da competição, que só foi encerrada em 1967. A alemã Steffi Graf e a norte-americana Serena Williams, sagraram-se campeãs de Wimbledon por sete vezes. Cabe frisar que Venus, irmã de Serena, foi campeã em Wimbledon por cinco vezes, jogando duplas, as irmãs foram tetra, ou seja, a família Williams levou para casa dezesseis títulos. As irmãs fizeram quatro finais, Serena levou três sobre a irmã.

A brasileira Maria Esther Bueno foi tri campeã de Wimbledon. Ela venceu as edições da disputa feminina em 1959, 1960 e 1964. Só para que tenhamos ideia da grandeza do feito da brasileira, ela foi a nossa maior tenista conquistando dezenove títulos de Grand Slam, simples e duplas, e a primeira mulher a conquistar um Grand Slam no mesmo ano, em 1960, nas duplas.

No próximo dia 27 de junho, terá início mais uma edição do consagrado torneio, será a 132ª, computando-se a fase amadora. Há quem diga que uma nova geração, a Next-Gen, poderá assumir o protagonismo. Aliás, em 2021, isso já ocorreu no feminino com as novas atletas se solidificando no circuito WTA, conseguindo conquistar os Grand Slams como Ash Barty, vencendo seu segundo título, além de Barbara Krejčíková e Emma Raducanu, que chegaram aos seus primeiros títulos. A aposta é que agora ocorra o mesmo entre os homens. Claro que os gigantes, Djokovic, Federer e Nadal (não confirmado, assim como Federer), não podem ser descartados sob nenhuma hipótese, mas os jovens tenistas começam a pedir passagem. Daniil Medvedev conseguiu o feito de ser o primeiro dos jovens tenistas a conquistar um Grand Slam ao vencer o US Open, e figura entre os favoritos. Além dele Alexander Zverev, Stefanos Tsitsipas, Andrey Rublev, Matteo Berrettini e Casper Ruud podem, seguramente, levantar o caneco.

Neste ano, o Torneio de Wimbledon não somará pontos para o ranking mundial. A ATP e WTA resolveram que esta seria a maneira mais justa para que os atletas russos não fossem vetados, Isso em razão da invasão da Rússia sobre a Ucrânia. A ação impacta diretamente Daniil Medvedev, atual número dois do mundo.

Junto com o Australian Open, o Torneio de Roland Garros e o US Open, o Torneio de Wimbledon constitui o conjunto de torneios do Grand Slam. A grama lá é sagrada e seus campeões se tornam verdadeiros deuses. Haverá um novo deus? No dia 10 de julho saberemos.