Cotidiano

O GLOBO promove ciclos de discussão e encontros na Flip

RIO — A identidade do leitor brasileiro e as dificuldades no processo de alfabetização no país serão as questões principais do GLOBO na 14ª Festa Literária Internacional de Paraty. Por meio do ciclo Retratos do Leitor e do Não Leitor, com a realização de duas mesas na FlipMais, especialistas debaterão o presente e o futuro do nicho de leitores do Brasil. E quem não puder ir a Paraty terá a chance de assistir a alguns dos destaques do evento na edição especial da série Encontros O GLOBO — Especial Pós-Flip, na semana que vem, na Livraria da Travessa do Shopping Leblon.

A cada ano, milhões de jovens terminam o ciclo de alfabetização, mas ainda assim não se transformam em leitores efetivos. As causas e consequências desse processo serão analisados pelo cruzamento de dados de três pesquisas sobre o tema: Retratos da Leitura no Brasil, os números do Indicador de Alfabetismo Funcional (Inaf) e a pesquisa Produção e Vendas do Setor Editorial Brasileiro. Na Flip, as respostas e proposições serão levantadas por um time de peso, dividido em duas mesas.

A primeira exposição do ciclo será amanhã, às 16h: Luís Antonio Torelli, presidente da Câmara Brasileira do Livro, Mariana Silveira Bueno, representante da Fundação Instituto de Pesquisas Econômicas (Fipe), e Zoara Failla, coordenadora da Retratos da Leitura no Brasil, traçarão um perfil do leitor, falarão sobre qual o produto que consome e qual é a situação de quem fica à margem desse mercado. A mesa terá fala inicial de Marcos da Veiga Pereira, presidente do Instituto Pró-Livro (IPL), e a mediação ficará por conta do jornalista do GLOBO Leonardo Cazes.

Na segunda mesa, na sexta, às 14h30m, o escritor Marcílio França Castro, a socióloga Neca Setúbal e o jornalista Antônio Gois, colunista do GLOBO, interpretarão os dados das pesquisas, abordando ainda temas como leitura digital e políticas educacionais. A mediação novamente será de Cazes. O ciclo Retratos do Leitor e do Não Leitor é uma parceria do GLOBO com o Instituto C&A, o IPL e a Flip. As mesas serão realizadas na Casa da Cultura.

JORNAIS E COLUNISTAS NA FLIP

Outra iniciativa do jornal, parceiro de Mídia Oficial da Flip, será a realização da série Encontros O GLOBO — Especial Pós-Flip. Na semana que vem, três dos principais autores da festa estarão na Travessa para levar ao público o que será apresentado em Paraty.

Na próxima segunda, às 19h, o jornalista do GLOBO André Miranda mediará o encontro com Irvine Welsh, autor de “Trainspotting”. No dia seguinte, no mesmo horário, Karl Ove Knausgård falará sobre sua carreira, com mediação de Cazes. Por último, na quarta, também às 19h, a jornalista do GLOBO Mariana Filgueiras recebe o português Ricardo Araújo Pereira, um dos mais populares humoristas europeus.

Além dos debates, O GLOBO realizará outras ações relacionadas à Flip. Na festa, exemplares completos do jornal serão distribuídos gratuitamente nas principais pousadas e estarão disponíveis nas áreas comuns do evento. Na quinta, na sexta e no sábado, será distribuído em Paraty também um caderno especial com a cobertura completa do festival.

Gerente de Marketing da Infoglobo, Sergio Almeida destaca a parceria com a Flip, que já dura mais de uma década:

— Somadas a nossa cobertura exclusiva, a produção de um suplemento diário gratuito e a disponibilização do jornal nos principais pontos de Paraty, reforçamos a marca e contribuímos para a valorização do principal evento literário do país.

O GLOBO também será representado na Flip pelos seus colunistas. Além de Gois, participam da programação Adriana Carranca, Fred Coelho, José Eduardo Agualusa e Raphael Montes.

Recém-premiada pela obra “Malala, a menina que queria ir para a escola”, Adriana participará da Flipinha, no sábado, às 10h30m, e de uma mesa sobre Literatura Infantil em Leitura Digital, com Marcelo Rubens Paiva e Angela Lago, na Casa do Itaú, amanhã, às 17h.

Na sexta, às 19h, Montes participará da mesa “Heróis urbanos: a crueza da realidade na ficção” na Casa Rocco; no mesmo dia, o pesquisador Fred Coelho, com o artista visual Nuno Ramos, falará às 15h30m, na Casa Cais. No sábado, também na Casa Cais, o angolano Agualusa dará palestra, às 18h30m, com mediação de Miguel Jost.