Cotidiano

Número de trabalhadores estrangeiros no Japão ultrapassa a barreira de um milhão

TÓQUIO ? O número de trabalhadores estrangeiros no Japão superou, em 2016, pela primeira vez, a cifra de um milhão, anunciou o governo japonês. Cerca de 1,08 milhão de estrangeiros trabalhavam no arquipélago no fim de outubro, uma alta de 19,4% com relação a 2015, e que estabelece um recorde, indicou o Ministério do Trabalho.

Entre esses trabalhadores estrangeiros, havia 345 mil chineses (alta de 6,9%), 172 mil vietnamitas (mais 56,4%) e 128 mil filipinos (alta de 19,7%). Este aumento reflete a chegada de estudantes e trabalhadores qualificados estrangeiros, indicou o ministério.

O Japão registra há décadas um envelhecimento da população e uma falta de mão de obra, o que fez o primeiro-ministro Shinzo Abe anunciar que ia reformar a legislação de imigração, entre outras razões, para poder responder a demanda de mão de obra na construção em vista aos Jogos Olímpicos de 2020. E também para receber mais enfermeiros no setor de saúde.

Apesar do envelhecimento da população, o Japão se mantém reticente à acolhida em massa de estrangeiros. No país, vivem 1,75 milhão de estrangeiros, o que equivale a 1,38% da população total do arquipélago.