Cotidiano

Número de protagonistas femininas em filmes de sucesso bateu recorde em 2016

LONDRES ? O número de filmes de sucesso com protagonistas femininas alcançou índices inéditos em 2016, revelou um estudo divulgado recentemente. Atrizes estrelaram 29% dos cem longas de maior bilheteria do ano ? um crescimento de 7% em relação a 2015.

Filmes como “Caça-fantasmas”, “Perfeita é a mãe!”, “A chegada” e “Rogue One: Uma história Star Wars” são alguns exemplos em um ano que registrou ainda um aumento no número de mulheres em elencos mistos.

Felicity Jones estrelou “Rogue One”, que arrecadou mais de U$ 1 bilhão em bilheterias de todo o mundo, enquanto Mila Kunis foi a protagonista do surpreendente sucesso “Perfeita é a mãe!”, que fez US$ 179 milhões e custou apenas US$ 20 milhões.

Martha Mauzen, do The Center for the Study of Women in Film (Centro de Estudo das Mulheres no Cinema), que organizou a pesquisa, rebateu um velho clichê da indústria cinematográfica: “Temos visto cada vez mais que personagens femininos, quando bem executadas, também garantem boas bilheterias”.

“É bem possível que esse ano seja algo como uma exceção que não veremos se repetir no futuro. Também é possível que a introdução de protagonistas femininas seja de alguma forma uma correção mais fácil e menos ameaçadora que a contratação de diretores e escritoras”, opinou.