Cotidiano

Núcleo Regional promove Seminário de Educação Profissional

Principal objetivo do seminário é fazer com que todas as instituições estejam integradas

Cascavel – Uma programação especial foi realizada durante o dia de ontem na Unioeste (Universidade Estadual do Oeste do Paraná) em Cascavel. O NRE (Núcleo Regional de Educação) realizou um Seminário de Educação Profissional e reuniu representantes da rede pública e privada para debater os desafios da educação profissional na atualidade.

“O principal objetivo do seminário é fazer com que todas as instituições estejam integradas”, explica a coordenadora do setor de Educação Profissional do NRE, Dilce Maria Simões dos Santos.

Dentre as discussões estava o desafio e as soluções para manter os estudantes nos cursos de nível médio. A professora Marise Nogueria Ramos, da UERJ (Universidade Estadual do Rio de Janeiro) foi a responsável pela palestra no período da manhã.

“É necessário que as instituições e os profissionais tenham a compreensão de que os alunos já trabalham e, a partir daí, como eles serão inseridos no mercado”, alerta Dilce.

A lei do estágio obrigatório também levantou debates. Para falar sobre o assunto o representante da OAB Cascavel, Leandro Batista Faccin foi o responsável pela palestra no período da tarde.

“A maioria dos profissionais inseridos no ensino profissionalizante em nível médio trabalham durante todo o dia, então a questão era levantar soluções para que eles pudessem realizar o estágio, visto que sem ele o aluno não pode se formar”, diz Dilce.

A discussão levanta novas possibilidades para a matriz curricular.

“É necessário que a discussão sobre a lei do estágio integre também a sociedade civil, a fim de debater a demanda de trabalho e as alternativas necessárias para os alunos”, finaliza Dilce.

(Com informações Nathalia Lehnen)