Cotidiano

Novo tombo nas vendas leva montadoras a darem férias coletivas

SÃO PAULO – Pouco mais de um mês desde o início do ano e algumas das principais montadoras do país já começaram a avisar seus trabalhadores sobre novos períodos de férias coletivas. A razão: um tombo em janeiro de 28% das vendas em relação a dezembro. A General Motors é a que programou o maior período de férias, pouco mais de um mês aos trabalhadores de sua fábrica em São Caetano do Sul, no ABC paulista. A Ford, por sua vez, está afastando os funcionários de sua unidade de São Bernardo do Campo, também no ABC, por 28 dias.

Com 6mil empregados em sua fábrica de São Caetano, a GM vai parar entre o dia 25 de fevereiro, início do feriado de Carnaval, e só retoma a produção em 27 de março. Ao Sindicato dos Metalúrgicos de São Caetano, a montadora informou que o motivo da paralisação foi a retração nas vendas. Já na fábrica da GM de São José dos Campos, as férias atingirão 2,2 mil funcionários da linha produtiva, de um total de 5 mil, e vão do dia 13 próximo até 2 de março. Neste caso, a empresa explicou ao sindicato da região que a paralisação se deveu ao cancelamento da exportação de 15 mil unidades para o México, motivado pela ?política comercial adotada pelo presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, em relação àquele país?.

Procurada, a GM não comentou o assunto. “Quando Trump assumiu a presidência dos Estados Unidos, o governo brasileiro disse que seria uma oportunidade para o Brasil vender seus produtos. No entanto, o que vemos é o contrário. No Vale do Paraíba, empresas como GM, Volks e Embraer dependem diretamente das exportações, que registraram alta no último período e ajudaram a segurar os empregos.

Este quadro agora está ameaçado e o governo de Michel Temer precisa tomar providências”, disse o presidente do Sindicato, Antônio Ferreira de Barros, o Macapá. A Ford, segundo a própria montadora, está dando férias coletivas aos 2,5 mil trabalhadores da fábrica de São Bernardo entre os dias 6 de março e 3 de abril, totalizando 28 dias. ?O motivo da parada é para ajustar o volume de produção à demanda do mercado?, disse a empresa em nota. A fábrica de Camaçari (BA) seguirá trabalhando normalmente, acrescentou a montadora.

Na fábrica da Volkswagen de São Bernardo do Campo, não haverá férias coletivas, mas a empresa fez um acordo com o Sindicato dos Metalúrgicos do ABC para que seus 7 mil empregados iniciem a folga do Carnaval uma semana antes. Esses funcionários estão trabalhando sob o regime do Programa de Proteção ao Emprego (PPE), que concede a sexta-feira de folga, dia que é abatido dos salários. Como desde o início do ano eles estão trabalhando a semana toda, acumulando as folgas, vão compensá-las parando entre os dias 20 e 24 de fevereiro.

Vendas de 0 Km recuaram 5,2%

No primeiro mês de 2017, as vendas de veículos zero quilômetro recuaram 5,2%, enquanto as de usados cresceram 15,3%, na comparação com o mesmo período do ano passado. Quando se considera os veículos com até 3 anos de uso, o crescimento das vendas de usados foi ainda mais expressivo, atingindo 34,5%, segundo a Federação Nacional das Associações dos Revendedores de Veículos Automotores (Fenauto) entidade que representa o setor.

Entre as vantagens de comprar um carro seminovo, dizem os especialistas, há a garantia de pelo menos seis meses dada pelas lojas, além da garantia da fábrica, já que muitas estenderam esse prazo para cinco ou até seis anos. Como não existem dois carros usados iguais, mesmo da mesma marca e modelo, os mesmo especialistas lembram que as tabelas de preços existentes no mercado são apenas referência. A variável é a conservação.

Veja quais foram os usados mais vendidos em janeiro deste ano:

1) Gol (VW) – 77.574 unidades vendidas (10,8% do total)

2) Uno (Fiat) – 47.095 unidades vendidas ( 6,56% do total)

3) Palio (Fiat) – 46.079 unidades vendidas (6,42% do total)

4) Celta (GM) – 29.812 unidades vendidas (4,16% do total)

5) Corsa (GM) – 24.721 unidades vendidas (3,45% do total)

6) Fiesta (Ford) – 22.600 unidades vendidas (3,15% do total)

7) Fox (VW) – 21.664 unidades vendidas (3,02% do total)

8) Siena (Fiat) – 19.161 unidades vendidas (2,67% do total)

9) KA (Ford) – 16.106 unidades vendidas (2,24% do total)

10) Corolla (Toyota) – 15.958 unidades vendidas (2,22%)