Esportes

Novo técnico dos EUA já criou polêmica sobre 'imigrantes' na seleção

20161122-155212.jpgA retórica anti-imigração ganhou força nos EUA com a vitória na eleição presidencial do magnata Donald Trump, famoso por já ter declarado que iria construir um muro na fronteira com o México. O diálogo sobre imigrantes deve entrar na pauta da seleção masculina de futebol, após o anúncio de Bruce Arena como novo treinador, em substituição ao alemão Jürgen Klinsmann.

Arena, que já dirigiu a seleção americana entre 1998 e 2006 com bons resultados – incluindo uma classificação às quartas de final da Copa do Mundo de 2002 -, notabilizou-se depois por uma declaração polêmica sobre os “imigrantes” da equipe nacional.

Em entrevista à revista “ESPN Magazine”, em 2013, Arena criticou as convocações de Klinsmann que incluíam jogadores não nascidos nos EUA.

– Os jogadores da equipe nacional, na minha opinião, deveriam ser americanos. Se eles nasceram em outros países, não acredito que seja possível dizer que estamos fazendo progressos – disse Arena à época.

Atualmente treinador do Los Angeles Galaxy, Arena também declarou na ocasião que daria preferência aos jogadores que atuam na Major League Soccer (MLS), a liga profissional dos EUA. Ele lembrou que, do time que foi às quartas de final da Copa do Mundo em 2002, metade dos convocados atuava na MLS.