Cotidiano

Novo secretário-geral Guterres promete reforma na ONU

UN-GUTERRES_-GB332VU4D.1.jpg

GENEBRA ? O recém-empossado secretário-geral da Organização das Nações Unidas (ONU), António Guterres, disse nesta quarta-feira que está determinado a reformar a organização. No cargo desde o primeiro dia do ano, o ex-premier português disse que as Nações Unidas são insubstituíveis, mas reconhecer as suas falhas e deficiências. A organização vem sendo questionada por não ter conseguido prevenir os conflitos que, atualmente, devastam várias partes do mundo.

Guterres, que chefiou por uma década o Alto Comissariado das Nações Unidas para Refugiados (Acnur), falou na necessidade de um levante diplomático para superar obstáculos em conversas de paz.

? Estou totalmente comprometido primeiramente a um levante na diplomacia pela paz; em tornar a ONU mais efetiva; em tentar chamar a atenção para multiplicação dramática de conflitos que estamos presenciando; e em colocar total prioridade na prevenção destes conflitos ? afirmou Guterres.

Sob a liderança do antecessor de Guterres, o sul-coreano Ban Ki-moon, a ONU fracassou na sua tentativa de apaziguar os conflitos em Síria, Iêmen e Líbia. Enquanto isso, seguem também os conflitos na Ucrânia, Sudão do Sul, Nigéria.

Um teste precoce para Guterres serão as conversas lideradas pela ONU para reunificar o Chipre, um conflito de décadas que colocou Grécia e Turquia perto de uma guerra no passado. Autoridades de ambos lados da ilha dividida, assim como Grécia, Turquia e Reino Unido, iniciaram uma rodada de conversas técnicas na Suíça nesta quarta-feira, para tentar abrir caminho para um possível acordo para negociações em Genebra ainda neste mês.

Na rodada anterior de conversas sobre Chipre, o enviado da ONU Espen Barth Eide disse que Guterres esteve muito ativo e envolvido quase diariamente em negociações.

? Será enviado um sinal muito forte para um mundo conflituoso e uma região na qual vemos muitas guerras e muitas coisas se rompendo, caso consigamos encontrar um lugar onde as coisas se encaixem ? disse Eide.