Cotidiano

Nova via do Elevado do Joá é inaugurada neste sábado

RIO ? A nova via do Elevado do Joá foi inaugurada às 7h45 da manhã deste sábado pelo prefeito do Rio, Eduardo Paes. A nova pista do Joá e o tabuleiro inferior terão velocidade máxima permitida de 80km/h. Já o tabuleiro superior, terá a velocidade de 50 km/h. As vias contarão com fiscalização eletrônica. A ligação viária promete desafogar o trânsito entre a Zona Sul e a Barra da Tijuca, ampliando em 35% a capacidade de tráfego na via, que hoje é de cem mil veículos por dia.

Com a nova configuração do elevado, espera-se uma redução de até 60% no tempo de viagem do sentido Barra, no período da manhã. Já no período da tarde, a redução poderá chegar a 20%, em média, no trecho do Joá. No sentido contrário, o tempo de viagem será reduzido em 10%.

Pelas pistas em operação do Joá trafegam 85 mil veículos por dia. Por conta da redução de 85% do volume de tráfego durante a madrugada, a pista em mão dupla do tablado superior será fechada todas as noites, das 23h30m às 4h30m. Exceto quando ocorrer manutenção em outras pistas.

Caso haja necessidade de fechamento do tablado inferior ou da pista nova do Joá para serviços de manutenção ou conservação, o tablado superior funcionará em mão única. Neste caso, será permitida a circulação de ônibus, caminhões e motos.

Para os jogos olímpicos, haverá duas faixas dedicadas aos jogos: uma na nova pista, sentido Barra; e outra em direção a São Conrado, no tablado inferior.