Cotidiano

Nova licitação do terminal do aeroporto deve sair até dia 15

Cascavel – A nova licitação para as obras do terminal de passageiros do Aeroporto Coronel Adalberto Mendes da Silva, em Cascavel, deve sair até o dia 15 de fevereiro. O prazo é da Cettrans (Companhia de Engenharia de Transportes e Trânsito), empresa pública responsável por toda a estrutura aeroportuária do município.

Conforme o presidente da Cettrans, Alcir Pelissaro, o secretário de Planejamento, Fernando Dillenburg, entregou na terça-feira, dia 24, à Secretaria Estadual de Infraestrutura e Logística, o projeto da construção do terminal de passageiros, obra iniciada em 2013 pela construtora Onça, que no ano passado abandonou o empreendimento com apenas 30% dos serviços executados e que posteriormente o Estado rescindiu o contrato unilateralmente.

“O Estado determinou a revisão de alguns detalhes, que já estão sendo reparados. Até o dia 6 de fevereiro, todo o projeto estará pronto e será enviado novamente ao governo estadual”, explica Pelissaro. Após a conclusão desta etapa, a previsão é de que o Estado abra uma nova licitação até 15 de fevereiro. A empresa ganhadora do processo licitatório terá seis meses para concluir 70% das obras que ainda restam. À época, o trabalho foi orçado em R$ 6 milhões divididos entre os governos municipal, estadual e federal.

FLUXO

De janeiro a dezembro de 2016, 173.716 passageiros passaram pelo Aeroporto de Cascavel, média de 14,7 mil pessoas por mês, conforme a Cettrans. Desde o início deste ano, a taxa de embarque foi de 11.110 pessoas. 

Hangares

Uma mudança que deve ocorrer junto com a retomada da obra é a troca de lugar de oito hangares. Segundo Alsir Pelissaro, a base já está pronta e terá capacidade para abrigar aeronaves maiores, como os modelos Boeing 737 e E-190. O espaço aeroportuário contará ainda com nova taxiway – uma faixa de pista em um aeródromo em que a aeronave pode rolar (taxiar) para um hangar, terminal ou pista -, aumentando a segurança nos pousos e decolagens.