Cotidiano

Nova aplicação do Enem tem custo de R$ 10,5 milhões

INFOCHPDPICT000062540564-512.jpg

BRASÍLIA – A nova aplicação do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), em função das ocupações nas escolas, custará R$ 10,5 milhões. O valor foi divulgado pelo Instituto Nacional de Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), autarquia ligada ao Ministério da Educação (MEC) responsável pelo exame. O órgão também disponibilizou aos participantes os Cartões de Confirmação, que trazem o local de prova.

No total, 277.624 pessoas não participaram da aplicação regular da avaliação, sendo 98,5% (273.521) devido a ocupações em escolas e instituições de ensino superior que funcionam como local de prova do Enem e 1,45% (4.103) em consequência de contingências, como interrupção temporária do fornecimento de energia elétrica, entre outros problemas.

Não haverá a segunda aplicação de prova apenas no Acre, Amazonas, Amapá e Roraima. Os estados com o maior volume de inscritos previstos para a segunda aplicação são Minas Gerais (72.302), Paraná (43.617), Bahia (37.927) e Espírito Santo (23.486). Eles farão a prova em 3 e 4 de dezembro. A aplicação regular se deu em 5 e 6 de novembro.

A consulta ao Cartão de Confirmação pode ser feita na internet, na Página do Participante (enem.inep.gov.br/participante) e também pelo Aplicativo Enem 2016. Entretanto, em função de uma política estabelecida pelas lojas de aplicativo ? Google Play (Android), App Store (iOS) e Windows Store (Windows Phone) ? só será possível visualizar os dados pelo aplicativo dentro do prazo de oito dias úteis.

De três em três dias, novos lembretes serão enviados por SMS e e-mail para quem ainda não tiver verificado seu local de prova. Segundo o Inep, o objetivo é garantir a tranquilidade de todos os participantes durante a aplicação do Enem 2016. A apresentação do Cartão de Confirmação nos dias de prova não é obrigatória, mas o documento tem informações importantes, tais como número de inscrição, data, local e horário de realização das provas, opção de língua estrangeira, necessidade de atendimento especializado ou específico (quando houver); além da indicação de solicitação de certificação do ensino médio (se for o caso).

É necessário informar CPF e senha antes de visualizar o cartão de confirmação. Quem esqueceu a senha pode entrar na Página do Participante do Enem para recuperá-la, informando o CPF e a data de nascimento. Feita a solicitação, é necessário aguardar o encaminhamento da senha por e-mail ou mensagem no celular (SMS), para realizar o novo acesso.