Cotidiano

Nobel celebra vitória de Santos por acordo de paz com as Farc

NOBEL-PRIZE_PEACE-G6D31LIB2.1.jpg

OSLO – Com seus destaques entre a ausência de Bob Dylan e a coroação do presidente colombiano, Juan Manuel Santos, e seu acordo de paz com as Farc, o Nobel faz sua cerimônia neste sábado. Serão honrados os vencedores deste ano em Economia, Física, Química, Medicina, Literatura e o da Paz.

O evento começa durante a manhã (hora local) e se estende durante a tarde. Espera-se que a roqueira Patti Smith fale em nome de Bob Dylan, ícone musical americano que foi agraciado com o prêmio de literatura.

Já Santos afirmou nesta sexta-feira, em Oslo ? onde se encontra para receber o Prêmio Nobel da Paz ? que a distinção concedida a ele é um grande incentivo para obter um novo acordo com a guerrilha das Farc e iniciar um período de avanços no país. Ele veio com vítimas do conflito, mas não com representantes da guerrilha, tema que provocou questionamentos nas últimas semanas.

? Este prêmio foi como um presente dos céus e é um enorme incentivo para conseguirmos esse novo compromisso depois que o primeiro foi recusado em um referendo. O Nobel significou ainda um “mandato” da comunidade internacional para chegar a um acordo ? disse Santos, em inglês,em coletiva de imprensa no Instituto Nobel de Oslo.

Santos recebe neste sábado o Nobel da Paz pelos esforços de pacificação de seu país, mergulhado em um conflito armado de mais de 50 anos e que causou 260.000 mortos. O anúncio do Nobel da paz 2016 a Santos foi feito no dia 8 de outubro, apesar da inesperada rejeição, cinco dias antes em um plebiscito, a um acordo fechado em 26 de setembro em Cartagena entre o governo e a guerrilha das Farc.

A ausência das Farc, não premiadas nem presentes na numerosa comitiva de Santos, gerou questionamentos.

? Não queria expor o governo norueguês a problemas porque as Farc seguem estando nas listas de terroristas, e seus líderes não estão totalmente livres para ir a todos os lugares. Pensamos que não seria apropriado trazer as Farc à cerimônia. Convidei um de seus chefes negociadores (…) Estarão aqui de coração e de espírito.