Esportes

No Irã, o vôlei está presente até em festas de casamento

No Irã, vôlei é coisa séria. O esporte mais popular, empatado com o futebol. Segundo o técnico da seleção masculina, o argentino Raúl Lozano, tem gente que promove partidas de vôlei nas ocasiões mais inusitadas possíveis. Vôlei em 10 de agosto

? Eles têm muita tradição, apesar de a maioria não saber jogar. Há casamentos em que se joga vôlei nas festas! Espalham redes por praças com 20 mil metros quadrados e as pessoas apostam dinheiro. Essas coisas são únicas, não há em outro lugar ? conta o treinador, que está há quatro meses no comando do Irã. ? Brasil e Polônia, que amam vôlei, têm tradições ligadas a outros esportes.

APP RIO OLÍMPICO: Baixe grátis o aplicativo e conheça um Rio que você nunca viu

Lozano conta que todos os atletas da seleção atuam no Irã e ganham muito dinheiro. Explica que há bancos como patrocinadores, e não compensa atuar fora do país.

Capitão da seleção, Marouf é ídolo nacional. Ele foi escolhido o melhor levantador na Liga Mundial de 2014 e o melhor jogador do Campeonato Asiático de 2013. Foi eleito ainda o esportista iraniano de 2015, tem três títulos nacionais e também conquistou o ouro no Campeonato Russo e na Liga dos Campeões da Europa, com o time de Kazan (2015).

? Ele tem um milhão de seguidores no twitter e no instagram. Tiramos uma foto juntos, em um jantar, e em 15 minutos já tinha mais de 10 mil likes! Depois, no dia seguinte, mais de 100 mil. Duvido que outro jogador de vôlei tenha tanto seguidores assim ? acredita o técnico.

O Irã faz sua estreia em Jogos Olímpicos após 52 anos desde que a modalidade entrou no calendário de competições. De lá para cá, 13 edições foram disputadas sem a presença da seleção do país, seja no masculino ou no feminino. A seleção feminina não se classificou para o Rio-2016. Segundo Lozano, poucas mulheres podem assistir aos jogos de vôlei masculino.

? Não posso falar muito sobre isso, já que trabalho para a federação, que tenta mudar essa questão, mas não consegue. O Irã é um país que não deixa as mulheres frequentarem os estádios ?lamenta Lozano.

O Irã garantiu vaga no Pré-olímpico Mundial, em Tóquio, após perder apenas um jogo e somar cinco vitórias na competição. A seleção tem como melhor resultado um quarto lugar na Liga Mundial e um sexto no Mundial de 2014. A equipe também conquistou o ouro nos Jogos Asiáticos (2014) e o Campeonato Asiático (2011 e 2013).

? Estamos felizes de estar na Olimpíada, é algo inédito, mas precisamos vencer. Queremos e podemos nos classificar ? disse o capitão Marouf, que na última rodada quase brigou com o capitão da Polônia, Muriak, após provocação dos rival.

BRASIL PEGA OS EUA

O Irã perdeu na estreia para a Argentina por 3 a 0 e depois para a Polônia por 3 a 2, em jogo espetacular. O time, em quinto no grupo B, enfrenta hoje, às 9h30m, Cuba (lanterna).

? Essa é a Olimpíada mais disputada dos últimos tempos. Com seis seleções muito fortes e, agora, a Argentina (líder do grupo B) jogando como está… Estamos num nível abaixo de Brasil, França, Estados Unidos, Rússia, Itália e Polônia, mas podemos entrar nas quartas de final. E depois, vai saber. É mata mata ? analisa Lozano.

O crescimento da modalidade começou com outro argentino, o técnico Julio Velasco, que comandou a Itália nos anos 90, na época áurea da Azzurra. Ele assumiu o comando da seleção masculina do Irã em 2011.

? O trabalho é ótimo e não tenho dificuldades com os jogadores. Temos estrutura e os atletas se dedicam. O que estamos fazendo hoje só é possível porque Julio deixou sua marca, fez o trabalho grosso. Eu agora faço os ajustes, a parte fina, os detalhes ? reconhece Lozano, que já comandou Espanha, Alemanha e Polônia.

O Brasil também joga hoje. Às 22h35m, o time de Bernardinho enfrenta os EUA. A seleção brasileira está em terceiro no Grupo A, atrás de Itália e Canadá. Os EUA são quarto.