Cotidiano

?Ninguém pode se furtar à jurisdição criminal?, diz presidente da Ajufe sobre Lula

BRASÍLIA – Em relação às críticas do ex-presidente Lula ao juiz federal Sérgio Moro, o presidente da Associação dos Juízes Federais do Brasil (Ajufe), Roberto Veloso, disse nesta quarta-feira, ?que ninguém no Brasil pode se furtar à jurisdição criminal por ter exercido cargo público?. Moro aceitou denúncia contra Lula por corrupção e lavagem de dinheiro na Lava-Jato, no caso do apartamento triplex do Guarujá. Após se tornar réu , Lula acusou Moro de ? dar prosseguimento ao espetáculo de perseguição política? e de ?confirmar sua parcialidade?.

O presidente da Ajufe diz que, se for inocente, Lula ?será absolvido? e, se for culpado, ?será condenado. Além de Lula, sua mulher, Marisa Letícia também virou ré na ação. O juiz considerou que as provas apresentadas até agora pelo Ministério Público são suficientes para aceitar a denúncia.

?O ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva terá todo o direito de defesa assegurado pela Constituição no processo penal que agora foi instaurado contra ele. No entanto, ninguém no Brasil pode se furtar à jurisdição criminal por ter exercido cargo público ou por exercer cargos públicos. Todos, independentemente de cargos, devem se submeter à jurisdição. Se for inocente, será absolvido. Se for culpado, será condenado?, disse Veloso, em nota.

Em uma teleconferência promovida ontem por simpatizantes do PT em Nova York, o ex-presidente disse estar ?indignado? e ?muito triste? por que Moro aceitou a denúncia ?mesmo que a denúncia seja uma farsa?.