Cotidiano

Nhoque de batata ao molho funghi (individual)

2016 913803648-201606031553040986.jpg_20160603.jpg

Ingredientes:

Para a massa: 6 batatas; 1 xícara de farinha de trigo; 1 ovo; sal a gosto. Para o molho: 1 copo de leite; 2 colheres de manteiga; 1 folha de louro; 1/4 de uma cebola média; 2 dentes de alho; 100g de funghi porcini seco; 1 caixinha de creme de leite; 1 cálice de vinho tinto; 1 pitada de pimenta moída; sal a gosto.

Modo de preparo:

1. Cozinhe as batatas até que estejam macias. Descasque-as, passe pelo espremedor ainda quente. Cubra e coloque na geladeira até que estejam totalmente frias. Depois que as batatas esfriarem, ponha o ovo inteiro e vá acrescentando a farinha e o sal e amasse bem. Sobre uma mesa enfarinhada faça rolinhos com a massa e corte em pedaços de mais ou menos 2cm. Reserve uma panela com bastante água para ferver. Acrescente um pouco de sal e ponha os pedaços de nhoque. Deixe até que comecem a subir, jogue água gelada em uma bacia com escorredor, retire o nhoque e depois jogue direto na bacia para dar um choque térmico. Em seguida, escorra bem o nhoque e reserve.

As receitas de Adriano Alves

2. Para o molho, ponha a manteiga e a cebola em uma panela e deixe a cebola murchar. Depois acrescente o leite, a folha de louro e o sal a gosto. Deixe levantar fervura e engrosse com um pouco de trigo. Retire do fogo ainda quente, e passe em uma peneira fina. Depois acrescente o creme de leite e reserve.

3. Em uma panela com água fervente, ferva o funghi, escorra e reserve. Refogue o alho com azeite, acrescente o funghi, a pimenta e o sal a gosto, coloque o cálice de vinho tinto e mexa. Depois acrescente o molho branco até dar o ponto. Despeje o molho sobre o nhoque e sirva.