Esportes

Neto, da Chapecoense, sai da UTI e pode ser transferido ao Brasil ainda esta semana

O zagueiro Neto, da Chapecoense, último sobrevivente resgatado na noite da queda do avião que levava a delegação para a Colômbia, já não está mais na UTI e deve ser transferido ao Brasil até o fim desta semana. A informação foi dada pelo diretor do Hospital San Vicente Fundación, em Medellín, onde está internado, Ferney Alexander.

Agora na unidade semi-intensiva, Neto foi informado na segunda-feira, 13 dias depois do acidente, do que ocorreu. Recebeu a notícia da morte da maioria das pessoas que estavam no voo e se encontrou com os outros dois jogadores da Chapecoense que sobreviveram ao desastre.

Chapecoense – 13.12

O zagueiro se despediu do goleiro Jackson Follmann, primeiro dos brasileiros a deixar a Colômbia e seguir de volta ao Brasil (chegou a São Paulo no início da madrugada desta terça. Neto também conversou no quarto com o lateral Alan Ruschel na noite passada. Alan e o radialista Rafael Henzel, outro sobrevivente, embarcaram nesta terça para Chapecó, onde continuarão seus tratamentos.

Neto chegou a ficar seis horas entre os escombros da fuselagem do avião, após a queda da aeronave. Levado em estado crítico para o hospital, foi sempre, dos seis sobreviventes (incluindo os dois bolivianos da tripulação), o de estado de saúde mais preocupante, exatamente pelo tempo em que ficou sem atendimento, antes que os socorristas o localizassem.

O zagueiro passou o maior tempo de sua recuperação na Colômbia sedado, respirando por aparelhos e com pneumonia. Ele teve também uma fratura na vértebra lombar, além de uma outra na tíbia da perna esquerda.

O voo que transportava a equipe da Chapecoense partiu na noite de 28 de novembro de Santa Cruz de La Sierra, na Bolívia, em direção a Medellín. A aeronave perdeu contato com a torre de controle às 22h15M (local, 1h15M de Brasília), entre as cidades de La Ceja e Abejorral, e caiu ao se aproximar do Aeroporto José Maria Córdova, em Rionegro, perto de Medellín. Setenta e cinco pessoas morreram e seis sobreviveram. O avião da LaMia decolou de Santa Cruz de la Sierra, na Bolívia, com 81 pessoas a bordo: 72 passageiros e 9 tripulantes. Morreram no acidente 19 jogadores do clube catarinense e 21 jornalistas, além de tripulantes, integrantes da comissão técnica e da diretoria da Chapecoense e convidados.