Cotidiano

Nem PM, nem guarda municipal nas cabines compartilhadas de Niterói

2016 910116197-201605172219586137.jpg_20160517.jpg

NITERÓI – Nas cinco cabines que foram reformadas para abrigar bases integradas da Guarda Municipal e da Polícia Militar em Icaraí, no Largo do Marrão, em São Francisco, no Fonseca e em Piratininga, ainda é possível ver os brasões das duas corporações. No entanto, o projeto da prefeitura de reunir agentes públicos de segurança de fardas diferentes em pontos de boa visibilidade, funcionando 24 horas por dia, parece não estar dando certo. Menos de dois anos depois do início da revitalização das unidades, apenas guardas municipais ainda as ocupam. Em algumas delas, sequer há efetivo.

O GLOBO-Niterói esteve nas cabines na manhã do último dia 17 e na tarde do último domingo. As unidades da Avenida Rui Barbosa, em São Francisco, e da Alameda São Boaventura, no Fonseca, estavam vazias e fechadas, sem qualquer PM ou guarda municipal por perto. Em Icaraí, no Largo do Marrão e em Piratininga, havia, em cada uma, apenas um agente da prefeitura de prontidão. A prefeitura alega que tem cobrado um maior envolvimento da Polícia Militar no projeto. Mas, questionada sobre a situação descrita, o município não se posicionou em relação à possibilidade de uma mudança no conceito do plano.

Junto com a revitalização de cinco Companhias Destacadas da PM ? em Pendotiba, no Fonseca, no Caramujo e nos morros do Estado e do Palácio ?, a reforma das cabines custou R$ 900 mil ao município. As bases são equipadas com banheiros, ar-condicionado, telefone, micro-ondas e aparelhos de TV. A de São Francisco, inaugurada em novembro de 2014, além de vazia, apresenta péssimo estado de conservação. O empresário Oscar Motta, à frente do movimento S.O.S. São Francisco, reclama da degradação da unidade:

? O propósito dessa cabine jamais se cumpriu. Nunca encontramos ninguém na base. Hoje, está abandonada e virou estacionamento de bicicletas. A situação é desesperadora, nossa polícia está sucateada. Há um mês, a Administração Regional de São Francisco prometeu um rodízio de 12 agentes ali. Mas temos uma Guarda Municipal que só trabalha de dia.

No último domingo, bandidos quebraram paredes de duas lojas e roubaram o cofre de uma lotérica na Estrada Francisco da Cruz Nunes, em frente à base integrada do Trevo de Piratininga. No momento do crime, não havia PMs ou guardas municipais no local. O comandante do 12º BPM, coronel Fernando Salema, considera pouco eficiente o policiamento nas cabines:

? É uma formula antiga, que não dá mais certo. A prevenção não pode se limitar a pontos fixos, a um tipo de patrulhamento que não tem mobilidade. Não acredito que um policial parado vá ser mais eficiente. Quando coloco homens numa cabine, estou, na verdade, tirando PMs das ruas. Eles passam a atuar mais na segurança daquele patrimônio do que na vigilância da região.

CONSELHO DE SEGURANÇA RECLAMA

O presidente do Conselho Comunitário de Segurança de Niterói, Moacyr Chagas, ainda considera o sistema de cabines importante, por dar uma sensação de segurança a moradores.

? A revitalização das unidades foi uma boa iniciativa. Mas as bases deveriam estar ocupadas e em contato direto com o Centro Integrado de Segurança Pública (Cisp) ? diz Chagas.

Por meio de nota, a prefeitura afirmou que, mesmo sem a presença de PMs nas cabines, guardas municipais têm radiocomunicadores para fazer contato com a Polícia Militar sempre que for necessário. Destacou ainda que repassou mais de R$ 50 milhões à segurança pública, ?apesar de esta ser uma atribuição do estado?. Segundo o município, as cabines de São Francisco e do Fonseca passaram por reforma nos banheiros e nos sistemas de ar-condicionado. ?A cabine do Fonseca já está pronta e com guarda municipal no local, a de São Francisco ficará pronta na próxima semana?, diz um outro trecho do comunicado.