Cotidiano

Negócios: Cascavel é a 4ª melhor

Às vésperas de completar o 66º aniversário, o Município de Cascavel ganha notoriedade na mídia nacional ao ocupar lugar de destaque no levantamento realizando pela consultoria Urban Systems, especializada no desenvolvimento das cidades, que elencou as 100 melhores cidades do Brasil para se investir em negócios. No ranking publicado pela Revista Exame que está nas bancas, a capital do Oeste paranaense figura como a 4ª melhor do Paraná e a 40ª melhor do Brasil entre os municípios com condições mais favoráveis para a instalação de novas empresas.

A Urban Systems elabora, desde 2014 – a pedido de "Exame" – esse ranking dos municípios com mais de 100 mil habitantes e, como acentua o presidente da Consultoria, Thomaz Assumpção, “cidades em que a sociedade civil é provocada a pensar no futuro costumam ter bons indicadores sociais e ser bons locais para fazer negócio”.

Indicadores

Prova de que em terra vermelha, onde tudo que se planta dá, também no setor empresarial o presente e o futuro são promissores, uma vez que no levantamento da Urban Systems são checados 28 indicadores de desenvolvimento social, capital humano, saúde, educação, infraestrutura e desenvolvimento econômico, itens em que Cascavel foi bem pontuada, ficando atrás apenas de Curitiba (1ª no Estado e 7ª no Brasil; Maringá, 2ª do Estado e 15ª em âmbito nacional e Londrina, 3ª no ranking estadual e 34ª no nacional).

Planejamento

O planejamento a longo prazo, item que colocou São Paulo como referência para as demais cidades no Brasil e a primeira no topo do ranking, também já garante pontos extras para o Município de Cascavel. A atual administração tem no planejamento estratégico, com fiscalização e transparência nas contas públicas, um jeito austero de pensar e construir o futuro da cidade.

"Esses índices são extremamente positivos e, ao mesmo tempo, aumentam a nossa responsabilidade", avalia o prefeito Leonaldo Paranhos, que também investe numa gestão participativa, que contempla a inclusão dos cidadãos como gestores ativos do governo.